Acupuntura para epicondilite lateral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO COCHRANE DO BRASIL

ACUPUNTURA PARA EPICONDILITE LATERAL

SÃO PAULO 2005

2 TÍTULO: ACUPUNTURA PARA EPICONDILITE LATERAL

REFERÊNCIA: Green S, Buchbinder R, Barnsley L, Hall S, White M, Smidt N, Assendelft W. Acupuncture for lateral elbow pain. The Cochrane Database of Systematic Reviews 2002, Issue 1. Art. No.: CD003527.

Esse trabalho consiste na tradução, atualização eadaptação de Revisão Sistemática publicada na Cochrane Library, por solicitação do Ministério da Saúde para seu uso exclusivo

PERGUNTA A acupuntura para epicondilite lateral é efetiva e segura?

RESUMO

História: Esta revisão é uma de uma série de revisões de intervenções para dor lateral do cotovelo. Conhecida também como cotovelo do tenista, é uma condição comum que causa dor no cotovelo ebraço, falta de força e função do cotovelo e punho. A acupuntura tem sido muito usada para tratar esta entidade na China e países ocidentais. Tem sido considerada como a primeira linha de tratamento para as desordens musculoesqueléticas. Nenhuma revisão sistemática anterior das evidências disponíveis está sendo conduzida para determinar se a acupuntura é eficaz no tratamento da dor lateral do cotovelo.Objetivos: Determinar a efetividade da acupuntura no tratamento de adultos com epicondilite lateral em relação à dor, melhora da função, força de preensão e efeitos adversos.

3 Estratégia de Busca: Nós procuramos na MEDLINE, CINAHL, EMBASE, SCISEARCH e LILACS, e nos Registros de Ensaios Clínicos da Cochrane e na base de dados de estudos do Grupo de Revisão Musculoesquelética de 1966 a Marçode 2005. Foram identificadas palavras-chave e autores e procurados em um esforço de buscar/acessar quantos ensaios fossem possíveis.

Critério de Seleção: Dois revisores independentes avaliaram todos os ensaios identificados de acordo com os critérios de exclusão pré-determinados. Ensaios randomizados e pseudorandomizados em todas as línguas foram incluídos na revisão contanto que estivessemtestando a acupuntura comparada a placebo ou outra intervenção em adultos com dor lateral do cotovelo (cotovelo de tenista). Os resultados de interesse foram dor, função, incapacidade, qualidade de vida, força, satisfação do paciente com o tratamento e efeitos adversos.

Coleta de dados e análise: Para as variáveis contínuas, desvios médio e padrão foram extraídos ou inseridos para permitir aanálise da diferença de média ponderada, enquanto para os números dos dados binários de eventos e população total foram analisados e interpretados como riscos relativos. Os resultados dos ensaios foram combinados apenas na ausência de diferença clínica e estatística.

Resultados principais: Quatro pequenos ensaios controlados randomizados foram incluídos, mas devido a falhas no desenho de estudo(populações particularmente pequenas, incerteza em relação a ocultação de alocação e perda substancial de acompanhamento) e diferenças clínicas entre os ensaios, os dados dos ensaios não puderam ser combinados em uma

4 metanálise. Um ensaio controlado randomizado encontrou que a acupuntura com agulha resulta em um alívio da dor por um tempo significativamente maior que o placebo (DMP = 18.8 horas,95%CI 10.1 a 27.5) e tem mais probabilidade de resultar em uma redução de 50% ou mais com apenas um tratamento (RR 0.33, 95%CI 0.16 a 0.69) (Molsberger 1994). Um segundo ensaio controlado randomizado relatou que a acupuntura com agulha tem mais probabilidade de resultar em uma melhora relatada por todos os participantes do que o placebo em um curto período (RR = 0.09 95% CI 0.01 to 0.64) (Haker1990a). Não foram encontradas diferenças significantes a longo prazo (após 3 ou 12 meses). Um ensaio controlado randomizado de acupuntura com laser e placebo demonstrou não haver diferenças entre a acupuntura com laser e placebo em relação ao benefício total (Haker 1990b). Um quarto ensaio incluído publicado na China demonstrou não haver diferença entre injeção de Vitamina B12 mais acupuntura,...
tracking img