Acolhimento institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 91 (22599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MUNIQUE ALVES GALLETTA NETO

ACOLHIMENTO FAMILIAR X ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Uma busca no passado, pelo direito à convivência familiar.

Florianópolis/SC 2006

2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E EXTENSÃO

MUNIQUE ALVES GALLETTA NETO

ACOLHIMENTO FAMILIAR X ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL Uma busca no passado,pelo direito à convivência familiar.

Monografia apresentada ao curso de Especialização em Metodologia de Atendimento a Criança e ao Adolescente em Situação de Risco, como requisito para obtenção do título de especialista. Orientador: Dra. Sílvia Fávero Arend.

Florianópolis/SC 2006

3

MUNIQUE ALVES GALLETTA NETO

ACOLHIMENTO FAMILIAR X ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL Uma busca no passado,pelo direito à convivência familiar.

Monografia aprovada como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Metodologia de Atendimento a Criança e ao Adolescente em situação de Risco.

Banca examinadora

Oriantador: _______________________________________________ Dra. Silvia Fávero Arend Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Membros:________________________________________________

________________________________________________

Florianópolis, 15/08/2006

4

Dedico este trabalho especialmente à Verônica Bueno Moreira (in memória), que me proporcionou ser acolhedora. Como todas as crianças e adolescentes que necessitam de proteção.

5

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a minha família ampliada que meproporcionou vivenciar ao longo da minha vida situações de acolhimento, auxiliando crianças, adolescentes e famílias que por diferentes motivos necessitavam de apoio. A minha família, meu marido Fabiano e minha filha Bianca que são as minhas alegrias e meu incentivo a continuar nos meus objetivos, me dando apoio e coragem nos momentos de dificuldade, sempre com carinho e amor. A minha orientadora SilviaFávero Arend, pela sintonia boa de trabalho, por receber minhas idéias e compartilhar as suas de maneira tão sensível e delicada, mas tão decisivas. Aos meus amigos Tatiana, Rênnio e dona Mercedes, pela revisão e auxilio na execução da pesquisa. Aos programas sociais dos municípios do Estado de Santa Catarina que me auxiliaram com seus projetos e vivências, auxiliando na elaboração da pesquisa, asfamílias acolhedoras que abrem seus corações para receberem desconhecidos, cuidando de maneira especial e com toda dedicação e amor e as Famílias de origem que transformam uma situação de violência em um futuro de proteção e de direitos. Em especial a todas as crianças, adolescentes e famílias que necessitam de apoio, mas que se erguem após as dificuldades, possibilitando uma nova chance de vivereme conviverem juntos, a vocês meus parabéns! E a Deus.

6

RESUMO

Esta pesquisa de cunho bibliográfico e análise de documentação têm por objetivo verificar como os municípios do Estado de Santa Catarina operacionalizaram a política de Acolhimento Familiar. Foi possível detectar que os programas sociais do passado tinham em seu enfoque o acolhimento como maneira de obter mão-de-obrainfanto-juvenil. Os programas sociais atuais têm como objetivo estabelecer uma relação parental apoio-afetiva para a criança ou adolescente acolhido, bem como pugnar pela “reestruturação” da família de origem. Os resultados apontam para a necessidade de melhor estruturação de programas sócio-familiares e a inclusão de programas de acolhimento familiar como alternativa a não institucionalização, fazendoque o Estatuto da Criança e do Adolescente seja respeitado no seu direito à convivência familiar e comunitária.

Palavra-chave: Criança, adolescente, família, instituição e Acolhimento Familiar.

7

ABSTRACT

This research aims to make both a bibliographic and documentation analysis in deed to verify how the cities of the State of Santa Catarina manage their familiar shelter policies....
tracking img