Acidose e alcalose metabolica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcalose Metabólica
Alcalose Metabólica é uma situação em que o sangue é alcalino devido a uma elevada concentração de bicarbonato.
Pode ser causada pela perda de ácido do fluidoextracelular pela urina ou fezes, ou perda de conteúdo ácido do suco gástrico devido a vômitos ou transferência de íons H+ para as células, também pela administração excessiva debicarbonato, como a administração de álcali a pacientes com falência renal ou pela concentração rápida do espaço extracelular por tratamento excessivo com diurético.

Acidose Metabólica
Aacidose metabólica é uma acidez excessiva do sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de bicarbonato no sangue.
Quando um aumento do ácido ultrapassa o sistema deamortecimento do pH do corpo, o sangue pode acidificar-se. Quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta libertar o sangue doexcesso de ácido diminuindo o volume do anidrido carbônico.
Também os rins tentam compensá-lo por meio da excreção de uma maior quantidade de ácido na urina. Contudo, ambos os mecanismospodem ser ultrapassados se o corpo continuar a produzir demasiado ácido, o que conduz a uma acidose grave e finalmente ao coma.
A causa mais comum para a ocorrência de acidosemetabólica é a ingestão excessiva de substâncias ácidas e a baixa excessiva de bicarbonato no sangue. Pode também ser causada pela acumulação de ácido lático durante um exercício que exijaesforço ou por um choque, ou pela Cetose que pode ocorrer numa crise diabética. Uma causa freqüente é a insuficiência renal que faz com que o excesso de Hidrogênio (H+) não seja eliminado pelaurina. A acidose metabólica é reconhecida pelo abaixamento dos níveis de pH e bicarbonato no sangue, que são inferiores aos necessários para a manutenção do equilíbrio homeostático.
tracking img