gasometria arterial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PNEUMOLOGIA (PRÁTICA)
      AULA 01
      GASOMETRIA ARTERIAL
 
HCOˉ3 = Metabólico
PaCO2  = Respiratório
 
PH < 7,35 = ACIDOSE e
PH > 7,35 = ALCALOSE
O CO2 está relacionado com as trocas gasosas, então sempre o CO2 é respiratório, qualquer alteração que há no CO2 ou para cima ou para baixo a causa foi respiratória.
Sobrou o q para o bicarbonato, se ele não é respiratório eleé? Metabólico, então qq. alteração q haja do bicarbonato é considerada alteração metabólica.
pH normal: 7,35
CO 2 normal : 35-45
Bicarbonato normal: 26-
Se estamos com o pH dentro de 7,35 e 7,45 podemos falar q estamos em equilíbrio acido – básico.Só q algum dos 2 parâmetros pode está alterado ,então existem 05 situações mas 04 mais comuns que é quando temos o pH tendendo a ser menor q 7,35que é uma situação de acidose e se for maior q 7,45 é uma alcalose.
Acidose
Alcalose
Se o pH é baixo é acido
Se o pH é alto é básico ou alcalotico
Existem essas 02 questões.Tanto o CO2 quanto o HCOˉ3 podem causar qq. uma dessas coisas.
Tanto o CO2 quanto o HCOˉ3 podem causar essas alterações .
 
   
PaCO2  =         ↑ ACIDOSE
↓ ALCALOSE
 
HCOˉ3  =         ↑ ALCALOSE (BÁSICO)
↓ ACIDOSE
 
Se temos alterações para cima do CO 2 o q acontece com o pH? Fica ácido.Pq o CO2 vai juntar com a água e vai formar bicarbonato e liberar H + no meio.Ou saber q com o CO2 podemos fazer acido carbônico.Temos a liberação de bicarbonato, mas não necessariamente com o aumento de CO2  faz o bicarbonato subir para equilibrar ,temos a liberação de ácido quando o CO2  aumenta pq formagás e forma acido carbônico tb aumenta a acidose no momento e então e o bicarbonato sobe mas ele não sobe por uma ação do CO2.
O PaCO2 em excesso no organismo vai gerar uma acidose
E se o PaCO2 estiver baixo vai gerar uma alcalose
O HCOˉ3  em excesso vai gerar  uma alcalose
E o HCOˉ3  estiver baixo vai gerar uma acidose
O pessoal tem mania de beber bicarbonato para acabar com a azia,então o q acontece pq se bebe o bicarbonato quando vc está com azia? Como o estomago está? Ácido, corroendo, bebemos bicarbonato para neutralizar, o bicarbonato é uma base se ele está em excesso vai aumentar a base.
Um é o inverso do outro:-  o PaCO2  quando aumenta dá uma acidose e o HCOˉ3   quando aumenta dá uma alcalose o inverso tb é verdadeiro, ou seja eles são as 2 pontas da balança .Entãose o PaCO2   aumenta o HCOˉ3   tem q correr atrás para tentar equilibrar a balança de novo,se o PaCO2 abaixa o HCOˉ3 tem q correr atrás e abaixar para  equilibrar   essa balança de novo ,então eles vão sempre correr atrás um do outro para deixar o pH em equilíbrio.
      Equilíbrio ácido básico
Exemplos:
01.Estamos com uma pneumonia grave, os alvéolos estão todos encharcados de secreção, nãoestá tendo troca gasosa, etc, ou seja, está passando O2 para o sangue? Não.O CO2 q está dentro do sangue consegue sair e ser exalado? Não.O q acontece com esse CO2 no corpo? Aumenta.
Temos qq. situação respiratória aguda q faz esse CO2 elevar , fazemos a gasometria arterial desse pcte e vemos q o CO 2 está lá em cima , o q acontece se esse CO2 está lá em cima o pH vai está normal ? não , abalança não está equilibrada.
Analogia: regras das mãos
Se as mãos estão juntas = o pH está normal
Se as mãos ficam separadas = é pq o pH ainda não está normalizado
Se o CO2 subiu de cara se eu faço a gasometria arterial, o pH vai está normal? Não.
Se o CO2 está alto o pH não está normal, ele está acido ou básico? Acido pq o CO2 é q está sendo o culpado da história ,mas sabemos q um sempre vaicorrer atrás do prejuízo do outro ,então o q tem q acontecer com o HCOˉ3  é aumentar .Como esse bicarbonato vai aumentar? Através de um mecanismo de compensação , quem vai ser responsável pela retenção de HCOˉ3 no corpo são os rins.
Então o rim q combate o pH mais baixo , ele está sob estresse e vê q isso não está acontecendo bem no organismo , o q está acontecendo q o pH está esquisito...