Acetilcolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acetilcolina (ACh)
A acetilcolina (ACh) foi o primeiro neurotransmissor descoberto. Tem um papel importante tanto no sistema nervoso central, como no sistema nervoso periférico (SNP). É um éster do ácido acético e da colina, cuja ação é mediada pelos receptores nicotínicos e muscarínicos. É o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático e um dos muitos neurotransmissores dosistema nervoso autônomo (SNA). É também o neurotransmissor de todos os gânglios autônomos.
No sistema nervoso somático, a contração muscular ocorre devido à liberação desta substância pelas ramificações do axônio.
Das colinas, é a mais importante e controla atividades de áreas cerebrais relacionadas com a atenção, aprendizagem e memória. Por exemplo, durante a fase de sono profundo (sono REM), aacetilcolina é liberada da ponte; em animais de laboratório, ao bloquear a liberação da acetilcolina, cria-se um déficit na aprendizagem e memória (em alguns casos somente a colina é sugerida facilitar o processo de aprendizado e memória); a Doença de Alzheimer está associada, em 90% dos casos, com perda de neurônios colinérgicos no pró-encéfalo basal e hipocampo.
No sistema vascular, agepromovendo vasodilatação, diminuição da frequência cardíaca, dedução de força de contração cardíaca e diminuição de condução nervosa nos nodos sinoatrial e atrioventricular.
A acetilcolina produz também o fechamento do esfíncter pós-capilar, causando enchimento dos sinusóides venosos e extravasamento de líquidos, aumento do volume da submucosa e vasodilatação. Ativa as glândulas serosas, com oconseqüente aumento das secreções, provocando a rinorréia.
No SNC, os sistemas acetilcolinérgicos existem no cerebelo, sistema reticular ascendente, tálamo e córtex cerebral, com atividades excitatórias e inibitórias. Os neurônios que sintetizam e liberam ACh são chamados neurônios colinérgicos.
Quando um potencial de ação alcança o botão terminal de um neurônio pré-sináptico, um canal de cálciocontrolado pela voltagem é aberto. A entrada de íons cálcio (Ca2+) estimula a exocitose de vesículas pré-sinápticas que contém ACh, a qual é consequentemente liberada na fenda sináptica.
A colina participará de uma reação de acetilação com Acetil-CoA, por ação da enzima colina acetiltransferase. As terminações nervosas, onde se processam essas sínteses, são ricas em m itocôndrias que disponibilizam aAcetil-CoA necessária para a reação. Como etapa final da síntese, ocorre a captação da acetilcolina pelas vesículas sinápticas, cujo transportador conta com o gradiente de prótons para dirigir essa coleta.
Para que exerça sua função corretamente, a acetilcolina, bem como os demais neurotransmissores, deve ser removida ou inativada de acordo com as demandas de tempo para cada resposta sinápticaespecífica pretendida. Portanto, atua nesse processo a enzima acetilcolinesterase, que catalisa a hidrólise da acetilcolina, liberando colina no líquido extracelular, que pode ser reaproveitada para os processos se síntese neuronais.
Dessa forma, essa enzima é capaz de modular a intensidade da resposta sináptica, por exemplo, sabe-se, através de métodos biofísicos, que o tempo necessário para ahidrólise da acetilcolina na junção neuromuscular é inferior a 1 milissegundo, uma vez que a remoção imediata é necessária para evitar a difusão lateral e a ativação sequencial dos receptores envolvidos. Duas classes principais de receptores de ACh foram identificadas com base em sua reatividade ao alcalóide, muscarina, encontrada no cogumelo e à nicotina. Respectivamente, os receptoresmuscarínicos(que apresentam cinco subtipos)e os receptores nicotínicos(que ainda se subdividem em neuronais e musculares), sendo ambas as classes de receptores abundantes no cérebro humano.
Os receptores nicotínicos musculares são encontrados nas junções neuromusculares. São receptores ionotrópicos e, portanto, a acetilcolina agirá de forma direta, promovendo a abertura de canais iônicos e uma resposta...
tracking img