Renha pereira, potyara amasoneida

1918 palavras 8 páginas
[pic] UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO
Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Serviço Social

RESENHA CRITICA

SIRLENE DE SOUZA ANDRADE

GUARAPUAVA
2012

SIRLENE DE SOUZA ANDRADE

RESENHA CRITICA

Trabalho entregue à Professora Sueli Godoi para obtenção parcial de nota, referente ao 2° semestre na Disciplina de Trabalho e Questão Social do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) em Guarapuava – PR.

GUARAPUAVA
2012
PEREIRA, Potyara Amasoneida. Centralização e exclusão social: duplo entrave à Política de Assistência Social

SILVA E SILVA, Pobreza, desigualdade e políticas: caracterizando a realidade brasileira

Apresentação No presente texto a autora toma como referencia a concepção de descentralização versus centralização e inclusão social versus exclusão social. Após uma breve analise do significado e alcance histórico-social destes conceitos, vai inseri-los discutindo sobre os atuais embaraços da política de assistência social na realidade brasileira.

1 – Descentralização Ela nasce a partir de uma onda de descontentamentos, segundo a autora com pelo menos ter questões, sendo: as décadas de governo autoritário com estrutura centralizada e piramidal; a crise econômica no país devido aos desajustes macroeconômicos gerando inflação, recessão, impedindo o crescimento econômico, aumentando as desigualdades sociais, alargando a separação entre ricos e pobres. A partir do estado democrático e da constituição Federal de 1988 com ideais democráticos através de mecanismos como: iniciativa popular, voto, delegação de poder, passa a ser indicado à democratização pela participação popular nas ações e decisões governamentais e a descentralização como condição para desburocratização do poder central. Os

Relacionados