Abordagem sociocultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM SÓCIOCULTURAL

1 CARACTERÍTICAS GERAIS

Esta abordagem diz respeito aos aspectos sócio – político- culturais do povo brasileiro, e é Paulo Freire quem apresenta uma maior preocupação com a cultura popular neste contexto.
Esta preocupação fica mais aparente após a II Guerra Mundial, e se liga a problemática da democratização da cultura. Em países industrializados o Movimento daCultura Popular volta-se para os valores que caracterizam um povo em geral, no entanto, nos países de Terceiro mundo esse movimento voltou-se para as classes inferiores. O Movimento de Cultura Popular (MCP), foi criado em 1960, e tratava-se de uma instituição sem fins lucrativos, durante a primeira gestão de Miguel Arraes na Prefeitura do Recife. Sua sede funcionava no Sítio da Trindade, antigoArraial do Bom Jesus, localizado no bairro recifense de Casa Amarela. Suas atividades iniciais eram orientadas, fundamentalmente, para conscientizar as massas através da alfabetização e educação de base.
O (MCP) era constituído por estudantes universitários, artistas e intelectuais e tinha como objetivo realizar uma ação comunitária de educação popular, á partir de uma pluralidade de perspectivas,com ênfase na cultura popular, além de formar uma consciência política e social nos trabalhadores, preparando-os para uma efetiva participação na vida política do País.
Como ressalta um dos seus idealizadores, o professor Germano Coelho (depois prefeito da cidade de Olinda):

[...] O Movimento de Cultura Popular nasceu da miséria do povo do Recife. De suas paisagens mutiladas. De seusmangues cobertos de mocambos. Da lama dos morros e alagados, onde crescem o analfabetismo, o desemprego, a doença e a fome. Suas raízes mergulham nas feridas da cidade degradada. Fincam-se nas terras áridas. Refletem o seu drama como “síntese dramatizada da estrutura social inteira”. Drama também de outras áreas subdesenvolvidas. Do Recife com 80.000 crianças de 7 a 14 anos de idade sem escola. DoBrasil, com 6 milhões. Do Recife, com milhares e milhares de adultos analfabetos. Do Brasil, com milhões. Do mundo em que vivemos, em pleno século XX, com mais de um bilhão de homens e mulheres e crianças incapazes sequer de ler, escrever e contar. O Movimento de Cultura Popular representa, assim, uma resposta. A resposta do prefeito Miguel Arraes, dos vereadores, dos intelectuais, dos estudantes edo povo do Recife ao desafio da miséria. Resposta que se dinamiza sob a forma de um Movimento que inicia, no Nordeste, uma experiência nova de Universidade Popular.( MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR 1986)

Este Movimento tinha como principal objetivo interpretar, desenvolver e sistematizar a cultura popular, criar e difundir novos métodos e técnicas de educação popular, e formar pessoal habilitado atransmitir a cultura ao povo. Era composto por dez divisões: Pesquisa, dirigido por Paulo Freire; Ensino; Artes Plásticas e Artesanato, cujo diretor era Abelardo da Hora; Música, Dança e Canto; Cinema; Rádio, Televisão e Imprensa; Teatro; Cultura Brasileira; Bem Estar Coletivo; Saúde; Esportes, que funcionavam através de programas e projetos especiais.

2 HOMEM E MUNDO

Ambas as categoriaspodem ser entendidas em conjunto nesta abordagem, pois trata da interação, da relação que o homem tem com o mundo na construção do seu conhecimento e conseqüentemente evolução.
A interação entre o indivíduo e a cultura é para Vygotsky, fundamental para que o indivíduo se insira em determinado meio cultural e para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
Na educação dois aspectos devem serconsiderados mediante esta abordagem: o homem enquanto ser e o contexto em que ele vive. Para haver mudança na realidade do ser humano é necessário que ele reflita sobre seu ambiente concreto, desta forma se tornará sujeito progressivo e consciente.
Toda a ação educativa deve promover o próprio sujeito, tornando-o um individuo critico, reflexivo e participativo na sociedade em que vive.

3...
tracking img