Trocas de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Condução, convecção e irradiação são diferentes processos de propagação do calor. A definição de calor é energia térmica em trânsito, ou seja, está em constante movimentação etransferência entre os corpos do universo. No entanto, para que ocorra transferência de calor entre dois corpos é necessário que ambos possuam diferentes temperaturas, pois dessa forma, o calor irá fluir sempredo corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.














Condução:


É um processo em que a energia térmica passa de um local para o outro através departículas. Isso ocorre na região mais quente onde as partículas tem mas energia, transmitindo através de vibrações para as outras partículas e assim sucessivamente. O material que apresenta maiscondutibilidade térmica de calor é o ferro por ser mais denso, já a borracha por ser menos densa possui uma condutibilidade menor.

A troca de calor acontece quando dois corpos com temperaturas diferentes sãocolocados em contato em um mesmo ambiente e, depois de certo tempo, alcançam o equilíbrio térmico.
É a situação em que o calor se propaga através de um "condutor". Ou seja, apesar de não estar emcontato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia térmica se houver condução de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo. Ocorre principalmente em meiossólidos. Acontece em razão do contato das partículas (átomos, elétrons e moléculas) que formam os corpos.
Por acaso já aconteceu isso com você? Quando mexe um brigadeiro de panela com uma colher de metal,numa panela que está sendo aquecida por uma chama a colher não vai esquentando a ponto de não poder mais segurá-la? Ou quando cozinhamos algo, e deixarmos a colher encostada na panela, que está sobre ofogo, depois de um tempo ela esquenta também.
Por que isso ocorre?
O calor flui do ponto mais quente para o mais frio da colher em razão da diferença de temperatura entre as duas pontas da...
tracking img