Abepss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) foi criada em 1946, denominada então de Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social (ABESS) e formada por três unidades de ensino preocupadas com a formação profissional em Serviço Social, que ainda engatinhava. Em 1998 passou a denominar-se ABEPSS, incorporando a dimensão de pesquisa (e não somente deensino) em suas preocupações.
A ABEPSS é uma entidade civil de âmbito nacional sem fins lucrativos, com foro jurídico em Brasília, mas sua sede é itinerante, a cada dois anos, conforme mudança da Diretoria. É constituída pelas Unidades de Ensino de Serviço Social, por sócios institucionais colaboradores e por sócios individuais. Cabe ressaltar que nem todas as Unidades de Ensino de Serviço Socialsão filiadas à ABEPSS: portanto, a filiação depende de uma opção acadêmico-política, isto é, de identificação com as finalidades da ABEPSS.
O seu principal objetivo tem sido o de assegurar a direção político-pedagógica impressa nas Diretrizes Curriculares de 1996, essencial para possibilitar a formação de profissionais críticos e competentes.
Uma marca na trajetória da ABESS/ABEPSS tem sido oprocesso democrático expresso na participação intensa dos sujeitos que constroem a formação profissional, com debates enraizados nas unidades de formação acadêmica, nas regionais e no nível nacional. Tem sido assim, desde o currículo mínimo de 1982 que significou a afirmação de uma nova direção social hegemônica no seio acadêmico-profissional, o que se consolidou com a elaboração das DiretrizesCurriculares para o Curso de Serviço Social, aprovada pela categoria em 1996 e aprimorada pela Comissão de Especialistas em documento de 1999.
Um desafio permanente da ABEPSS é acompanhar a implantação das Diretrizes Curriculares. Isso envolve pensar um processo de formação continuada que venha a atingir os docentes de todas as universidades e/ou faculdades que tenham em seu quadro o curso degraduação em Serviço Social como um instrumento necessário e urgente para que a implementação das Diretrizes não seja fraturada em seus elementos mais relevantes, e para que seus fundamentos não sejam diluídos em seus aspectos mais importantes. Esse acompanhamento vem ocorrendo sistematicamente pelas várias diretorias da ABEPSS, por meio da realização de oficinas, de visitas às unidades de formaçãoacadêmica, que vêm sendo realizadas desde a aprovação das Diretrizes, as quais subsidiam a elaboração e implantação dos projetos pedagógicos das diversas unidades de formação acadêmica filiadas.

1. Pesquisa e Articulação entre Graduação e Pós-Graduação
Como um princípio muito caro à ABEPSS, considera-se que a dimensão investigativa atravessa todos os níveis da formação profissional – graduada epós-graduada - e encontra-se em intrínseca relação com a natureza interventiva da profissão. Assim, ao pensar a estratégia dos GTPs, é fundamental que eles incorporem o movimento da pesquisa nestes dois níveis, sob pena de recairmos em uma concepção equivocada de que a pesquisa só pode ser realizada na pós-graduação. Igualmente, é importante enfatizar que a pesquisa em Serviço Social se desenvolveufortemente, durante muitos anos, na graduação. Contudo, é inegável a vocação e a liderança da pós-graduação no processo de produção de conhecimento. Nesta perspectiva, os GTPs devem se constituir em espaços que gerem uma sinergia entre graduação e pósgraduação por meio da pesquisa. Não obstante o surgimento das pós-graduações em Serviço Social ser relativamente recente, remontando ao ano de 1972, osanos 1980 significaram para o Serviço Social, conforme a feliz expressão de Iamamoto, a sua maioridade intelectual, tendo em vista o investimento no desenvolvimento teórico, na formação de quadros acadêmicos, na produção bibliográfica, na formação de uma intelectualidade que vem intervindo substantivamente na construção de conhecimento e no debate científico na área e em áreas afins. Este...
tracking img