Abepss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Epígrafe

“Mude... mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.” (Edson Marques).





































Resumo

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS surge em 1946, quando existiam apenas três escolas de Serviço Social no país.
A criação da Entidade, ainda nos primórdios daprofissão, demonstra a preocupação e o compromisso dos primeiros assistentes sociais brasileiros com a formação profissional na área.
Desde então, a Associação mantém seus objetivos de congregar as Unidades de Ensino em torno da promoção e construção de um significado social para a formação dos assistentes sociais, imprimindo-lhe rigor teórico-metodológico e relação histórica com asociedade.
O papel da ABEPSS tem sido o de assegurar direção intelectual e político-pedagógica ao processo de formação profissional.
Ao longo de sua trajetória, a Entidade passou por modificações em sua estrutura sem, no entanto, afastar-se dos objetivos de seu ato fundador.
Em 1998, a ABEPSS, expressando o avanço na pesquisa e produção do conhecimento na área do Serviço Social, passou acontar, mediante alterações estatutárias, com uma coordenação nacional de graduação e outra de pós-graduação, as quais compõem, também, as seis Vice-presidências Regionais.





























Sumário


Resumo...........................................................................................................................IIntrodução......................................................................................................................II

1 – A História da ABEPSS............................................................................................11

2 – Objetivos.................................................................................................................14

3 – Estrutura, Órgãos de Apoio eCompotências..........................................................15

4 – Unidades Acadêmicas..............................................................................................17

5 – Palestra na Faculdade FMU.....................................................................................18

6 –Conclusão.................................................................................................................19

7 – Bibliografia...............................................................................................................20


























Introdução

A ABESS foi criada em 1946, então denominada Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, uma década após a instalação do primeiro curso de ServiçoSocial no Brasil, a Escola de Serviço Social da PUC-SP.
Um marco em sua história foi a Convenção de 1979, após o Congresso da Virada, quando assume a tarefa de coordenar e articular o projeto de formação profissional, transformando-se em Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. A criação do Centro de Documentação e Pesquisa em Políticas Sociais e Serviço Social (CEDEPSS), na década de 1980,veio a atender às novas demandas potencializadas com o surgimento dos Programas de Pós-Graduação, a partir de 1972. Um novo momento marcante na história da ABESS ocorreu na segunda metade da década de 1990, com a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino,pesquisa e extensão e da articulação entre graduação e pós-graduação, aliada à necessidade da explicitação da natureza científica da entidade, bem como a urgência da organicidade da pesquisa no seu interior, hoje por meio dos Grupos Temáticos de Pesquisa e da Revista Temporalis.
Uma marca na trajetória da ABESS/ABEPSS tem sido o processo democrático expresso na participação intensa dos sujeitos...
tracking img