Desenvolvimento urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Marcelo Lopes de Souza: ABC do desenvolvimento urbano (Bertrand
Brasil. Rio de Janeiro, 2010)

O autor se oferece para responder de forma não simplista, mas, possível de ser compreendida por leigos as perguntas: o que faz de uma cidade, uma cidade? O que tem sido comum a todas as cidades nos últimos tempos? Quais seriam as reais causas básicas para os graves problemas das maiores cidadesbrasileiras? Seria o seu tamanho comum o senso comum costuma afirmar? Como podemos enfrentar estes problemas as reais causas?
O livro poderia ser mais objetivo, o autor poderia concluir as frases e seu raciocínio de forma mais clara.
Na Introdução o livro fala sobre o constante crescimento urbano não só em cidades cidades brasileiras, como no mundo em geral. Eu vejo o inchaço populacional doscentros urbanos como um dos grandes problemas decorrentes da globalização. Com o desenvolvimento das grandes cidades, aumento das oportunidades de trabalho e por consequência uma maior expectativa de qualidade de vida, os centros urbanos passaram a ser atrativos, provocando grandes fluxos migratórios vindo do meio rural.
A cidade é vista sob dois aspectos, um positivo onde o autor a coloca “como umespaço de concentração de oportunidades de satisfação de necessidades básicas materiais e imateriais” e negativo onde ele cita a cidade “como um local crescentemente poluído, onde se perde tempo e se gastam nervos com engarrafamentos, onde pessoas vivem estressadas e amedontradas com a violência e a criminalidade.” Somos convidados a entender as cidades e as causas reais de seus problemas e a nãono conformarmos com respostas simplistas e equivocadas.
O que faz da cidade, uma cidade? Devido a dificuldade de se definir um termo tão complexo o autor se propõe a fazer uma aproximação generalizada. Para o sociólogo Max Weber cidade é um local de mercado, já para Walter Christaller toda cidade é uma localidade central, esta pode ser maior ou menor depende da quantidade de bens e serviços queoferece.
Diferente dos assentamentos rurais os assentamentos urbanos são extremamente diversificados no que se refere as atividades econômicas alí desenvolvidas. Sob o ângulo do uso do solo, ou das atividades econômicas que a caracterizam a cidade é um espaço de produção não agrícola ou seja propriamente industrial, de comércio e de oferecimento de serviços.
O livro nos apresenta duas lógicasmisturadas para os espaços “periurbanos” uma rural e outra urbana e nos alerta para não confundir a face visível do espaço periurbano, pois o mesmo pode parecer rural mas na verdade é uma reserva de valor que futuramente será convertida em loteamentos ou condomínios fechados de luxo. Esta parte do texto me trouxe a memória alguns espaços em Porto Alegre que passaram por esta realidade. Um exemplorecente e conhecido é o espaço que fica em frente ao Shopping Iguatemi, uma grande área verde, com criação de gado e ovelhas que hoje é o Condomínio Parque Jardim Europa composto por mais de 6 prédios que abrigam em torno de 145 apartamentos.
Cada país adota seus critérios oficiais para estabelecer o que é uma cidade. No Brasil utilizamos critérios funcionais vagos, onde núcleos urbanos sãochamados cidades e vilas que abrigam, municípios e distritos. As cidades possuem a vida econômica é diversificada e quanto maior for a cidade ou seu poder aquisitivo maior será esta diversificação, o autor utiliza como exemplo uma cidade do Nordeste cuja renda de seus habitantes é inferior a renda de uma cidade de São Paulo ou do Sul do País. Ele ainda compara estas regiões prósperas com uma região domesmo porte na Alemanha onde são oferecidos serviços e produtos muito superiores. Resumindo objetivamente o tamanho não importa ao definirmos uma cidade.
Pensamos nas cidades como uma entidade isolada mas o autor nos leva a refletir sobre alguns vínculos de cidades próximas que as tornam únicas, o fluxo mais significativo são de trabalhadores que residem em uma cidade e trabalham na outra....
tracking img