Abdome agudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme mostra como a saúde começou a evoluir no Brasil e suas diversas mudanças ao longo do tempo, ele começa mostrando diversas epidemias que começou a aparecernas cidades brasileiras, também mostra a época em que foi estipulada a lei aonde se tornava obrigatória a vacinação contra varíola, e logo após a revolta da populaçãoque se negava a tomar vacinas de forma obrigatória. Anos depois Getúlio Vargas é eleito Presidente e começa a fazer várias mudanças na saúde brasileira, criou oministério da educação, ministério da saúde e o Instituto de Aposentadoria e Pensões, com essas medidas tomadas Getúlio Vargas ficou conhecido como o Pai dos Pobres, o mesmoacaba cometendo suicídio anos depois.
Logo após começa a ditadura militar no Brasil, onde aconteceu a unificação dos IAPs, porém excluindo os trabalhadores rurais,domésticos e funcionários públicos. Em 1967 foi criado o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), porém, a estrutura foi sendo trabalhada e mudando, assimcriando o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social). Em 1974 foi criado o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS).
Foi a 8ªConferência Nacional de Saúde que fez um marco em toda a história do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1986 pelo Presidente José Sarney, foi a primeira conferência que foiaberta para toda a população. Graças a 8ª Conferência Nacional de Saúde foi implantado o Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) que era um convênio entreo INAMPS e o governo estadual. Em 1988 aconteceu outro marco na saúde pública do Brasil, foi definido que a saúde era um direito de todos e dever do Estado.
tracking img