Pneumatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIA MEMORIAL DE ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO
TEOLOGIA SITEMÁTICA II
ALUNO: Rômulo Falcão
PROFESSOR: Rodrigo
COMENTÁRIO SOBRE: PNEUMATOLOGIA EM ATOS 2
“E, cumprindo-se o dia dePentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguasrepartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Atos 2:1-4
O Espírtio Santo se apresenta em várias partes da b´blia, tanto no velho testamento quanto no novo. O Espírito não é uma emanação ou manifestação do poder de Deus, mas uma pessoa eterna ecoexistente na essência do Deus único da Trindade Divina, ele é infinito, perfeito e santo possuindo todas as qualidades e atributos divinos em posse de sua pessoa, sendo distinto do Pai e do Filhoem uma essência única que é o Deus da Escritura. O Espírito Santo também possui vários ofícios, e no texto acima descrito ele age dando uma capacitação especial para desempenhar algo milagroso com umafinalidade especifica.
O dia de Pentecostes é o dia da comemoração da colheita, era uma data festiva comemorada pelos judeus cinquenta dias após a páscoa, sendo uma festa importante no calendáriojudaico. Este foi o dia em que os primeiros cristãos receberam o Espírito publicamente, como demonstração do poder de Deus, falando em línguas diversas que eram entendidas pelos judeus de diversaslocalidades que haviam vindo a Jerusalém para a festa.  Este foi um milagre de Deus, e, como todo o milagre, teve uma finalidade específica e determinada, demonstrando aos presentes o poder de Deus emCristo através do Espírito para a salvação daquele que crê, tanto gentios como judeus.
O falar em línguas é um dom dado pelo Espírito, Os dons do Espírito são capacidades e talentos dados a alguém pela...
tracking img