Abc do sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Angélica Arruda Moreira
Elieze Henrique de Moraes
Raquel Schmidt Frota
Tania Escocio Gimenez
Welliton Batista Pacheco












SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Prós e contras


















Itatiba
2012
SUMÁRIO


1. O ABC doSUS......................................................................................02
2. Prós do Sistema Único de Saúde............................................................04
3. Adversidades do Sistema Único de Saúde.............................................06
4. Referências.............................................................................................081. O ABC do SUS


De acordo com o artigo ABC do SUS, elaborado pelo Ministério da Saúde a partir da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde; diante do cenário do sistema de saúde brasileiro foi percebida por um consenso na sociedade uma total inadequação caracterizada por aspectos como falta de assistência necessária em alguns lugares; recursos insuficientes em relação àsnecessidades de atendimento e em relação a outros países; desperdício dos recursos que deveriam ser usados para a saúde; baixa cobertura assistencial especialmente nos lugares mais pobres; falta de clareza nas decisões e na busca por resultados; baixa qualidade dos serviços oferecidos e falta de critérios de transparência dos gastos públicos.
Em resposta a essas questões levantadas, aconstituição de 1988 estabeleceu pela primeira vez uma sessão sobre saúde que tratou de três aspetos principais, sendo que o primeiro denota que a saúde esta condicionada a um meio físico (condições geográficas, água, etc), meio sócio- econômico e cultural (educação, renda, etc), fatores biológicos e oportunidade de acesso aos serviços que visam a promoção, proteção e recuperação da saúde. O segundoponto assegura o direito de todos à saúde e o dever do governo em provê-la e no terceiro ponto a constituição estabelece o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) para a utilização de todos. Para tanto, se faz necessário conhecer e entender este sistema que visa prover a todos o direito à qualidade no que diz respeito à saúde.
O Sistema Único de Saúde se chama único porque usa a mesmadoutrina em todo o território nacional sob a responsabilidade das três esferas autônomas do governo federal, estadual e municipal visando as atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. O SUS tem por doutrina a universalidade que visa garantir o direito a todos, equidade que garante a todo cidadão um atendimento conforme suas necessidades e integralidade.
Pautado sobre osprincípios de regionalização, hierarquização e, regionalidade, descentralização e complementaridade do setor privado, o SUS procura um conhecimento maior do problema da saúde da população, bem como normas de centralização dos atendimentos em suas regiões próprias, cabendo ao município a maior responsabilidade na promoção, execução e avaliação das ações de saúde diretamente voltadas aos seus cidadãos.Estes princípios garantes também a participação dos cidadãos nas políticas públicas de saúde.
Segundo o ABC do SUS, a visão deveria passar de um modelo assistencial centrado na doença para um modelo de atenção integral à saúde, onde haja incorporação progressiva de ações de promoção e de proteção, ao lado daquelas propriamente ditas de recuperação da saúde, sendo de duma importância também queo diagnóstico seja feito o mais breve possível e o tratamento conduzido desde o início com a preocupação de impedir o agravamento da doença.


























2. Prós do Sistema Único de Saúde

Teoricamente, segundo Brasil (1990) alguns dos pontos positivos do SUS são:

- A universalidade que é dever dos Governos Municipais, Estaduais e...
tracking img