Discos rigidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































INTRODUÇÃO

Muitos cientistas e estudiosos dizem que os discos rígidos vão ter um fim, depois da chegada dos SSDs, mas essa tecnologia ainda está muito fora de mão. Então vamos analisar o disco rígido,comparando ele com os SSD’s
Discos rígidos apresentaram grandes problemas como tamanho, pouco tempo de duração, baixa velocidade de armazenamento e de transmitir arquivos e por serem dispositivos frágeis e delicados.
Os SSDs, a nova tecnologia no mercado são bons equipamentos , porém, apresenta um preço elevado e ainda inacessível para os consumidores em geral.Pesquisas científicas têm apontado para o fim do disco rígido, principalmente, devido à chegada dos SSDs.
Assim, este artigo tem por objetivo analisar as características do disco rígido em comparação com os SSDs, e também informar aos produtores desses novos dispositivos, dos seus altos preços e baixo mercado, pois se baratearem os produtos podemos ter uma tecnologia de boaqualidade com um mercado mais amplo.
DESENVOLVIMENTO
Disco Rígido (HDs, Hard disks)é um dispositivo chave quando se fala em computador , pois é onde é salvo toda informação de um usuário, de uma máquina, e também todas as funções que o computador traz para seus usuários.
O HD é uma caixa selada, na qual não pode ser aberta, pois a cabeça de leitura não tocaos discos, se tocar, o disco é danificado, os discos internos e discos magnéticos onde são salvados os arquivos. Um HD pode ter de 2 a 4 discos, de 1.8 á 3 polegadas aproximadamente cada disco, a cabeça de leitura é o que faz a leitura desses discos transmitindo-os até o usuário através do barramento.
Os SSDs tem a mesma função dos HDs de armazenamento, ele vem justamente parasubstituir o HD, diferente do HD o SSD traz o armazenamento em flash, parecido como os de pendrive’s, cartões de memória e outros, nesse estilo de flash ele se torna muito mais rápido, e com mesma capacidade de armazenamento, eles também são bem mais simples podendo ser vibrados sem nenhum dano, são bem menores, e não possui mecanização, ele é um chip de alta tecnologia.

2.1 Fundamentos do discorígido
Os discos rígidos foram inventados nos anos 50. Eles começaram como grandes discos de até cerca de 50 cm de diâmetro que guardavam somente poucos megabytes. Originalmente, eles eram chamados de "discos fixos" ou "winchesters" (um nome usado para um produto popular da IBM). Mais tarde, ficaram conhecidos como "discos rígidos" para distingui-los dos "disquetes" ou floppy disks(literalmente discos flexíveis). Nos discos rígidos o meio magnético de gravação de dados fica numa superfície rígida (um disco ou prato), enquanto nas fitas magnéticas e nos disquetes há uma película plástica flexível.

Em seu conceito mais simples, um disco rígido não difere em nada de uma fita cassete. Tanto os discos rígidos, quanto as fitas cassete usam as mesmas técnicas degravação magnética descritas em Como funcionam os gravadores magnéticos. Os discos rígidos e as fitas cassete também compartilham os principais benefícios do armazenamento magnético: a mídia magnética pode ser facilmente apagada e regravada, e por muitos anos ela "lembrará" dos padrões de fluxo magnético nela armazenados.


2.2 Capacidade e desempenho
Um computador de mesa típico tem umdisco rígido com uma capacidade entre 80 e 200 gigabytes. Os dados são armazenados no disco na forma dearquivos. Um arquivo é simplesmente uma coleção de bytes. Os bytes podem ser códigos ASCII para os caracteres de um arquivo de texto, instruções de um aplicativo de software para o computador executar, os registros de um banco de dados ou as cores dos pixels de uma imagem no formato GIF....
tracking img