Abc do sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia da Saúde e Hospitalar

Resenha crítica da apostila: “ABC do SUS – Doutrinas e Princípios”

Autor: Alceni Guerra (Ministro da Saúde em 1990)

ABC do SUS – Doutrinas ePrincípios

O Ministério da Saúde desenvolveu a cartilha “ABC do SUS” para padronizar, hierarquizar, desenvolver e divulgar os novos princípios e doutrinas da Saúde Pública. Isso foi feitoatravés de sugestões das Instituições e profissionais da saúde, de modo que a linguagem contida nela fosse simples e direta e que resgatasse a confiança e credibilidade no Sistema de Saúde Pública.Esse novo sistema de saúde (o SUS) foi desenvolvido dois anos após a Constituição de 1988, com o propósito de resolver toda a inadequação, levantada pela sociedade na época, em relação ao antigosistema.

A Constituição baseando-se na 8ª Conferência Nacional de Saúde estabeleceu de forma relevante uma seção de saúde que trata de três aspectos importantes: o meio físico (habitação,alimentação, agua, instalações sanitária e etc.), o meio sócio econômico (ocupação, renda, educação), os fatores biológicos (predisposição genética, sexo, idade e etc) e as oportunidades de acesso àsaúde. A partir dessa seção foi verificado que a saúde engloba ações de outros setores, não somente do Ministério e Secretarias de Saúde. Para ter uma Política de Saúde Pública é necessário que hajaintegração de todos os setores governamentais. A Constituição legitima, também, o direito de todos os cidadãos, sem qualquer discriminação, às ações de saúde em todos os níveis e é dever do Governo garantiresse direito aos cidadãos brasileiros.

Entende-se como Promoção de saúde, a educação e conscientização dos problemas, cuidados e tipos de prevenção disponíveis. Estas ações devem ser feitas deforma programática e sistemática utilizando da linguagem apropriada a cada público alvo, utilizando como ferramentas os diversos meios de comunicação: Televisão, Rádio, Cartazes, Palestras e etc....
tracking img