Abalos sismicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABALOS SÍSMICOS

RESUMO

Abalos sísmicos, ou terremotos na Terra, são uma manifestação natural que ocorre neste planeta principalmente por duas razões: uma erupção vulcânica ou a movimentação das placas tectônicas que compunham nossa crosta. Quando duas placas se chocam ou se raspam (ocasionando falhas geológicas na superfície terrestre), elas geram um acúmulo de pressão que provoca ummovimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).Não se pode prever esses acontecimentos na Terra por se tratar de ordem natural, mas há como medir a intensidade quando ocorrem estes abalos sísmicos através de equipamentos preparados.PALAVRAS-CHAVE: Terremotos; Placas Continentais; Sismologia, Brasil.

1 INTRODUÇÃO
Um abalo sísmico (ou terremoto) é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as placas tectônicas). Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando umcontínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha.
Hoje sabemos que os terremotos de maior intensidade se dão nas falhas geográficas, ou seja, no limite das placas tectônicas.
Por estarem em constante movimento estas placas podem sobrepor umas as outras, este movimento se chama subdução, a placa marinha é mais fina por isso mais fraca, e carrega sobre si o peso do oceano, jáa placa continental tem geralmente três vezes mais densidade, o que a torna mais forte e sobre si possui somente o peso da pressão atmosférica.
Estes fatores resultam numa sobreposição lenta, porém ininterrupta que desestabiliza os dois blocos terrestres. A violenta força desta fricção causa os mais intensos terremotos do mundo

2 DESENVOLVIMENTO
Abalo sísmico ou terremoto é um tremor dasuperfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e osinduzidos.
A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo dedeslocamento. A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Os sismos induzidos são basicamente resultado da ação do homem. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; entretanto a intensidade apresentada é bastante inferior a dos terremotos tectônicos.
Entre as conseqüências de um abalo sísmicocitamos:
• Vibração do solo com intensidades variadas,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.
As conseqüências de um abalo sísmico normalmente acarretam em efeitos nocivos ao homem como ferimentos, mortes, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções, destruição entre outros.

2.1 ABALOS SÍSMICOS – COMO E ONDE ACONTECEM?Anualmente ocorre uma grande incidência de abalos sísmicos ao longo da crosta terrestre e seu interior que oscilam em relação à intensidade. Apesar da ocorrência de milhares de tremores no mundo, somente uma restrita parcela é percebida pelas pessoas. Diante da diversidade de intensidade as conseqüências também variam, pois pode ocasionar desde um desconforto até a destruição total ou parcial...
tracking img