Etica para meu filho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontos importantes dos capítulos

Capítulo l
O que é a ética?
Há coisas que não precisamos saber e podemos viver muito bem sem elas, claro que dependendo da coisa, vivemos pior ou melhor mais ai vai da vontade de cada um em querer saber o que melhor te convém.
Em resumo, entre todos os saberes possíveis existe pelo menos um imprescindível: o de que certas coisas nos convêm e outras não.
E oque nos convém costumamos dizer que é "bom", pois nos cai bem; outras,em compensação, não nos convém, caem-nos muito mal, e o que não nos convém dizemos que é "mau".
No entanto, às vezes as coisas não são tão simples: certas drogas, por exemplo, aumentam nossa energia ou produzem sensações agradáveis, mas seu abuso contínuo pode ser nocivo. Em alguns aspectos são boas, mas em outros são más:elas nos convêm e ao mesmo tempo não nos convém.
Saber viver não é tão fácil, pois é preciso lidar com diversos critérios opostos.
Em matemática ou geografia, há sábios e ignorantes, mas os sábios estão quase sempre de acordo quanto ao fundamental. No viver, por outro lado, as opiniões estão longe de ser unânimes.
À primeira vista, a única coisa com que todos nós concordamos é que não concordamoscom todos.
Mas observe que também essas opiniões diferentes coincidem em outro ponto, ou seja, nossa vida é pelo menos em parte, resultado daquilo que queremos.

Capítulo II
Ordens, costumes e caprichos

Está claro que há coisas que nos convêm e outras que não nos convêm para viver, mas nem sempre está claro quais são as coisas que nos convêm.
Então sempre fazemos o que queremos? nem tanto.Às vezes as circunstâncias nos obrigam a escolher entre duas possibilidades que não escolhemos: digamos que há ocasiões em que escolhemos embora preferíssemos não precisar escolher. Pois afinal de contas não podemos escolher por exemplo o tempo que nós convém ou o que nos acontece, podemos apenas escolher a maneira que escolher agir diante das circunstâncias.
Mas para fazermos qualquer coisatemos que ter um motivo, vamos ver os três primeiros tipos de motivos, ou seja, as ordens, os costumes e os caprichos.
Ordem é quando você tem que fazer algo que lhe foi imposto por outro do contrario terá represália.
Costumes são os atos que fazemos automaticamente sem nem pensar na ação, já é tão costume que você nem repara que é uma escolha.
Capricho é o ato de fazer algo que te deu vontade,dessa vez sem interferência de terceiros.
Mais a cada situação temos que avaliar se o que nos convém é seguir ordens, costumes ou caprichos.

Capítulo III
Faça o que quiser

Estamos debaixo de uma rotina que na maioria das vezes é imposta por alguém, e que nos faz seguir determinadas regras, leis, seja por ordem ou por capricho.
E por isso não é tão fácil tomar decisões, pois certas coisasnos convêm e outras não.
Temos a liberdade de dizer sim ou não para determinada situação, mas essa liberdade é a nossa decisão, que deve ser pensada 2 vezes antes de decidir, pois o que decidirmos teremos que arcar com as consequências.
A primeira coisa que pensamos é porque estamos fazendo isso. Se é por ordem, por costume ou por capricho.
Para saber se alguma coisa é conveniente para mim ounão, terei de examinar o que faço mais a fundo. Ninguém pode ser pensar ou agir em meu lugar, ou seja, ninguém pode me dispensar de escolher e de buscar por mim mesmo.
Quando se é uma criança, com pouco conhecimento da vida e da realidade, a obediência, a rotina ou o caprichozinho são suficientes. Mas é preciso tornar-se adulto, capaz de inventar a própria vida, do que viver a vida dos outros.E nem sempre a moral e a ética trazem benefícios, as vezes é melhor ignora-las.
"Moral" é o conjunto de comportamentos e normas que aceitamos em nosso meio e "ética" é a reflexão sobre porque os consideramos válidos e a comparação com outras "morais" de pessoas diferentes.
Por isso não podemos definir o que é bom e o que é mau...não podemos julgar ninguém quanto a isso porque uma pessoa pode...
tracking img