Abalos sismicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA: CRISTÃ ADONAI
ALUNA: ANA ELISA COUTINHO SERIE 5ª 6º ANO
PROFESSORA: ISAURA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TRABALHO PARA PONTO DA 2ª UNIDADE
DEPENDENCIA DE GEOGRAFIAABALOS SÍSMICOS _ TERREMOTOS NO BRASIL

Um terremoto é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas derocha (as placas tectônicas). O tremor de terra ocasionado por esses movimentos é também chamado de "abalo sísmico". Outros motivos relacionados ao abalo sísmico são os deslocamentos de gases(principalmente metano) e atividades vulcânicas.
Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. A maioria dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A forçadas placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso asrochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.
O alcance e o impacto dosterremotos depende da energia que liberam; seu ponto de origem está geralmente localizado em uma profundidade não superior a 30 km, sendo denominado foco ou hipocentro. O epicentro é o ponto dasuperfície terrestre localizado verticalmente acima do foco; as ondas de choque deslocam-se para o exterior do epicentro com velocidades distintas em diferentes camadas da crosta terrestre.
Existem tambémsismos induzidos, que são compatíveis à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastanteinferiores dos terremotos tectônicos.
Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas...
tracking img