5W2h

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CINCO SENSOS -5 S`S

Os cinco sensos, ou 5 S`s,de acordo com quem os utiliza, é uma das mais despretensiosas e poderosas ferramentas para a qualidade. Trata-se de uma ferramenta revestida de umfator de grande importância que, além de implementar a ordem organizacional, eleva a capacidade de discernimento do indivíduo.
De origem japonesa, cinco sensos foram traduzidos para a língua portuguesapara que essa ferramenta fosse aplicada nas fábricas, nos escritórios e em outros sistemas produtivos.
Sua implementação mudou radicalmente a percepção de que indústrias ou os locais de produçãopoderiam ser sujos, bagunçados e desorganizados.
O 5S é um programa pouco teórico e muito prático.
Uma organização, quando está iniciando o programa de 5S, deve:
A alta direção deve reunir todo oefetivo e mostrar o que é o programa e quais suas vantagens;
Eleger um coordenador geral e um para cada setor;
Definir um cronograma para cada um dos 5S.
Cinco sensos
Senso Significado
1° Seiri Sensode descarte ou liberação de áreas
2° Seiton Senso de organização
3° Seiso Senso de limpeza
4° Seiketsu Senso de higiene, arrumação, padrão
5° Shitsuke Senso de ordem ou disciplina

O primeiroS (seiri) determina que sejam fornecidos aos funcionários os conhecimentos necessários para que tenham o discernimento entre o que é útil ao seu trabalho e o que não é. Significa retirar do ambientede trabalho, móveis, ferramentas e utensílios dispensáveis à execução normal das atividades. As vantagens dessa ação consistem no fato de que, no decorrer de trabalho, não seja preciso que ofuncionário se preocupe em desviar de uma cadeira que não deveria estar ali, por exemplo, desse modo, há efetivamente uma clareza de pensamentos e ações, voltados para os elementos constantes no trabalho e dotrabalho, evitando desperdícios e desgastes desnecessários.
O segundo S (seiton) implica que, além de serem úteis, os elementos e as ações devem estar nos locais apropriados. Se então o funcionário...
tracking img