Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PASSIVO TRABALHISTA: Levantamento estatístico da quantidade de ações trabalhistas protocoladas nos últimos 5 (cinco) anos e quais segmentos são os maiores demandadores de ações trabalhistas.[1]

Carlos Henrique Alves Rocha ²

Daniel Rosa de Souza

JosoelMorais José

Murilo Caramati de Souza

Vanusa de Oliveira Souza

RESUMO

A abordagem do tema constitui-se em avaliar como é relevante e significativo o passivo trabalhista das organizações segundo a base de dados estatísticos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no território brasileiro, masespecificamente na região de MG. Com a divulgação do TRT/MG que destaca que os segmentos com maior índice trabalhista estão às empresas que exploram atividade têxtil, telefonia, energia elétrica, bancos, montadoras e outras. De acordo com os dados coletados junto ao Tribunal Regional do Trabalho varias podem ser as causas geradoras do passivo trabalhista no Brasil e que ainda assim poucas são asempresas que trabalham de forma eficaz na redução deste. Para João Oreste Dalazen (Ministro e presidente do Tribunal Superior do Trabalho) os dados sobre a execução, “continuam muito preocupantes, a exigir novos esforços em prol da efetividade sendo que muitas delas comprometem o próprio capital das organizações”. Deste modo buscou-se apresentar informações publicadas em livros, artigos da internetpara a melhor compreensão do assunto através de tabelas e gráficos demonstrativos para conhecer a atual situação em que se encontra tanto o Estado de Minas Gerais, como o Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:

Estatísticas. Passivo trabalhista. Execução. Gráficos. Tribunal Regional Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Através da Atividade Simulação Profissional Integrada (ASPI), uma forma de proporcionarconhecimentos aos alunos dos cursos de graduação instituída pelo Ministério da Educação (MEC), visou-se como forma de integrar as disciplinas acadêmicas ao cotidiano profissional, buscar associar a teoria à prática em relação às disciplinas Departamento De Pessoal, Direito do Trabalho e a própria Contabilidade a fim de trabalhar assuntos ligados as rotinas de uma empresa. Como forma de integrar foiproposta aos discentes da entidade, um estudo relacionado ao passivo trabalhista como possível influenciador na tomada de decisões nas organizações.

As empresas são constituídas com finalidades especificas a fim de suprir as necessidades dos clientes, de acordo com (CAGGNIANO, 2008, p.8) “A empresa é uma unidade produtora que visa criar riquezas, transacionando em dois mercados, um fornecedor,outro consumidor”. Visando a análise dos processos que acontece em determinada organização é possível analisar o seu aspecto qualitativo e quantitativo relacionado aos produtos e serviços prestados pela mesma a fim de dispor sobre a sua situação patrimonial.

Com o rompimento das fronteiras aumentou o foco na sistematização dos processos a fim de gerar riqueza. São varias as abordagens conjuntasque se fazem presentes nas organizações, segundo (Marion, 2009, p.28) “uma empresa sem uma boa contabilidade é como um barco à deriva, em alto-mar, sem bússola, totalmente á deriva”, já Rebouças (2011) orienta que a administração tem como enfoque para a tomada de decisões observando os processos da mesma.

Segundo Sá (1998) as empresas devem garantir a continuidade de suas atividades de talforma a gerir bem seus recursos promovendo a sustentabilidade da ordem financeira, econômica, orçamentária e humanas.

Com o declínio da escravidão surgiu novas formas de trabalho, inicialmente de forma precária relacionada às condições imposta por pessoas que detinham o poder como pode afirmar que no contexto trabalhista Monteiro (2008) comenta que às relações que laboram no âmbito nacional...
tracking img