5S - estudo de caso

1. INTRODUÇÃO




A brusca concorrência leva as empresas a uma melhor organização. Em busca desta organização e mudança no comportamento, desde os anos de 1945, surge a idéia de qualidade total. Após o arraso por parte dos Estados Unidos, o Japão coloca-se em paralelo com a Europa numa busca desenfreada por reestruturação da sua maquina produtiva. No processo da reestruturação, váriospensadores imprimiram roteiros e procedimentos que historicamente se mostraram eficazes.
No Brasil este processo ganhou espaço rapidamente. As empresas buscam a qualidade, desafiando a cultura e a própria sobrevivência. A cultura, porque erradamente se tem um clichê do “jeitinho brasileiro”, da sobrevivência, porque no mundo globalizado a procura por menor custo e maior qualidade está emalta. Só se sobrevive se a organização tiver competência comprovada.
O objetivo desse estudo é apresentar uma proposta de implantação do Programa 5S na empresa Dixie Toga S/A, em Curitiba/ PR, diagnosticando a situação atual da empresa com relação dos itens do Programa 5S, conhecendo o que trata a norma da ISO 9000:2000, no item 6.4 – ambiente de trabalho, e propor um roteiro para aimplantação do Programa 5S nessa empresa.
O trabalho fundamenta-se teoricamente nos itens da gestão da qualidade total, ISO 9000, os impactos nos negócios e estratégia gerencial da empresa. Mostra, também, claramente os benefícios que a empresa terá ao implantar o programa (WERKEMA/1995). A historia do Programa 5S e de seu criador, Kaoru Ishikawa, tanto no mundo como no Brasil como cita MARTIN (1996)sobre as mudanças necessárias ao mundo coorporativo.
A pesquisa teve cunho teórico bibliográfico e qualitativo, baseando-se numa gama de autores reverenciados no conceito da Gestão da Qualidade Total.
A empresa Dixie Toga S/A esta no mercado a muito tempo e é uma das lideres de mercado no seu segmento. A busca por melhorias continua facilita a venda da idéia de uma proposta para aimplantação do Programa 5S. Mesmo com índices estipulados no procedimento da ISO 9000, a empresa Dixie Toga S/A busca cada vez mais melhorar o desempenho de suas atividades, maximizando a segurança e a satisfação do cliente e minimizando o desperdício de material e, consequentemente seu custo.
O item 6.4 da ISO 9000, quanto ao ambiente de trabalho é estudado de forma a melhorar a concepçãopara a implantação do Programa 5S.
As empresas como Toyota e Yamaha já deram a devida importância a este processo de qualidade total há muitos anos atrás, e permanecem lideres em seus segmentos (LAPA, 1998). Por isso a intenção desse trabalho é esclarecer os pontos principais relevantes a qualidade e o programa 5S, que após embasamento teórico, apresentará um roteiro para implantação doPrograma 5S conscientemente.
Este trabalho não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Gestão da Qualidade. Trata-se, tão somente, de uma ajuda para consulta por parte dos estudantes dos cursos de graduação, podendo também contribuir aos estudantes de pós-graduação. Qualquer aprofundamento teórico ou prático deverá ser buscado na bibliografia sugerida no final deste trabalho.1.1. PROBLEMA DE PESQUISA


Todo o processo de uma empresa passa por fases distintas. Inicialmente a empresa tem sua estrutura pequena e organizada para os patamares inicialmente programados. Com o passar dos anos há, como esperado, um crescimento deste processo. Com este crescimento começam as dificuldades internas. Estas dificuldades são percebidas no âmbito organizacional etransferida a todos os clientes, seja ele interno ou externo, e também seus fornecedores.
Como trabalhar o melhoramento deste processo dentro de um mecanismo vivo? Este foi o maior desafio para os teóricos na implantação de um processo de qualidade dentro da empresa. Há barreiras que devem ser quebradas. Culturas que montam o início da empresa, funcionários antigos com vários vícios e assim...
tracking img