3 Tipos de organizacoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO LINEAR:
A organização do tipo linear tem sua origem na organização eclesiástica dos tempos medievais e na organização dos antigos exércitos, o princípio da autoridade linear, princípio escalar que estabelece a hierarquia da autoridade. É a estrutura mais simples e antiga.
O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entresuperior e subordinado.
E o que significa essas linhas diretas e únicas de AUTORIDADE?? Significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas.
E de RESPONSABILIDADE? Significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas.
Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre à cadeia escalar.
É uma forma de organização típica depequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações.

***Características da Organização Linear:
* Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, típica das organizações militares.
* Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma.
* Centralização das decisões: existe uma autoridade máximaque centraliza todas as decisões e o controle da organização.
* Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.
Vantagens:
* Estrutura simples e de fácil compreensão: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor.
* Clara delimitação das responsabilidades: nenhum órgão ou cargo intervém em área alheia.
* Facilidade deimplantação: oferece facilidade em seu funcionamento, controle e na disciplina.
* É bastante estável: permite o funcionamento da organização, graças à centralização do controle.
* É o tipo de organização indicado para pequenas empresas.
Desvantagens:
* Estabilidade e constância das relações formais: podem levar à rigidez e inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação da organização a novassituações. Não responde às mudanças rápidas.
* Autoridade linear baseada no comando único e direto: pode tornar-se autocrática, dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas.
* A organização linear exagera a função de chefia e de comando: pois pressupõe a existência de chefes capazes de faze tudo e saber tudo (monopólio das comunicações).
* A unidade de comando torna o chefe umgeneralista: impede a especialização, pois acumula os chefes com todos os assuntos possíveis da organização.
* Provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação.
* As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípiofuncional separa, distingue e especializa.
Taylor foi um dos defensores da organização funcional ao defrontar-se com o excessivo e variado volume de atribuições concentradas nos mestres de produção de uma siderúrgica americana que adotava a organização linear. Achava que a especialização do operário deveria ser acompanhada pela especialização dos supervisores e da gerência por meio da estruturafuncional.

***Características da Organização Funcional:
* Autoridade funcional ou dividida: é uma autoridade do conhecimento. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados.
* Linhas diretas de comunicação: as comunicações são efetuadas diretamente. A organização funcional busca a maior rapidez possível nascomunicações.
* Descentralização das decisões: não é hierarquia, mas a especialidade quem promove as decisões. Caracteriza-se pela descentralização das decisões.
* Ênfase na especialização: baseia-se no primado da especialização de todos os órgãos ou cargos. As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.
Vantagens:
* Proporciona o máximo de especialização nos diversos...
tracking img