2. As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar.

Páginas: 13 (3098 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
1. INTRODUÇÃO
As práticas e as teorias no ensino de História, Geografia e Arte em sala de aula fornecem estruturas para uma aprendizagem articulada com outras áreas do conhecimento, tais como os temas transversais que configuram uma estruturação que permite a compreensão do espaço de sala de aula como espaço de produção de saber sistematizado ao valorizar a participação oral doaluno, o respeito às formas de expressão dos colegas, como busca da dialogicidade como produção do conhecimento na primeira fase do ensino Fundamental. Nesse sentido, o ensino destas disciplinas possibilita, neste processo de aprendizado, a apreensão das noções de uma política cultural que é construída nos cruzamentos das diferentes demandas que permeiam o universo do discente, ou seja, ainterculturalidade e suas implicações. Nesse contexto, a sala de aula, possibilita de forma crítica, trabalhar nos contrastes, nas diferenças, incentivando a inovação e a flexibilidade no processo de escolarização.
O objetivo desta Produção de Aprendizagem é mostrar que as relações de interações na sala de aula, enquanto uma possibilidade dialógica é de desenvolver e sistematizar a EducaçãoIntercultural, para exercer um trabalho educativo transversal, no âmbito de desenvolvimento de diálogos interculturais nas disciplinas de Geografia, História e Arte.
A construção da presente Produção de Aprendizagem-UTA Historicidade fornece subsídios para fazermos um delineamento das questões mais relevantes e que intervém no cotidiano de uma sala de aula, de alunos eprofessores que reconstroem o conhecimento e modificam as relações sociais. Permitindo pensar na interculturalidade como objeto para propor diálogos que buscam a construção de relações recíprocas, de respeito ao saber que vem do outro numa atitude de escuta e interlocução com estes saberes. Propõem também, questionamentos sobre como é possível falar de uma proposta de Educação Intercultural, isso implica emconsiderar o embasamento em Fleuri (2000), Após reconhecer a diferença, o educador pode passar de uma visão multicultural para uma visão intercultural, produzindo um projeto educativo de intervenção nessa realidade. Mais do que reconhecer a diferença, o resultado da intervenção potencializa as diferenças e permite a “construção” de algo novo, algo híbrido, ou seja, intercultura.
Comometodologia, utilizamos nossos conhecimentos adquiridos em livros, apostilas, pesquisas de textos na internet e nossa aprendizagem em sala de aula para a realização desta Produção de Aprendizagem, desta maneira viabilizando o estudo e a pesquisa como processos precursores do nosso trabalho.
As disciplinas cursadas na presente PA são: Metodologia do Ensino de Arte (Profa. Me. Fernanda deSouza); Metodologia do Ensino de Geografia (Profº. Me. Diogo Labiak Neves); Metodologia do Ensino de História (Profa. Me. Simone Zampier); Pesquisa e Prática Profissional – A Aula (Profa. Me. Márcia Baiersdorf Araújo).
Os conteúdos que serão trabalhados na seguinte PA são: Metodologia do Ensino de Arte, que visa mostrar a importância da Educação através da arte; Metodologia do Ensinode Geografia, que aborda a importância da Geografia para o desenvolvimento do raciocínio geográfico; Metodologia do Ensino de História, que busca propiciar um espaço de estudo para o reforço da identidade social; Pesquisa e Prática Profissional - a Aula, que permite refletir e analisar a proposta educativa no espaço da sala de aula.

2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINOFUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

O termo intercultural se refere às relações ou trocas entre culturas, a educação deve auxilia na aquisição das competências interculturais que permitem conviver com as diferenças culturais e não apesar delas. Dentro do âmbito escolar, a aula é entendida como a interação de múltiplas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!