Reformulação urbana

Páginas: 33 (8180 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Reformulação urbana



A cidade de Maringá, PR. O plano inicial e as “requalificações urbanas” (Resumo)
A cidade de Maringá, localizada no Noroeste do Paraná, Brasil, faz parte de uma extensa área colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná que foi sucedida pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Construída a partir de um plano urbanístico moderno, elaborado em meados dadécada de 1940, Maringá emergiu rapidamente em meio à mata. 
Analisamos o plano inicial, os projetos para a reformulação da área central e as tendências das ações públicas na área urbana que se voltam para a promoção imobiliária e não consideram a participação popular. Em sua escala regional, Maringá segue a mesma orientação de cidades que se utilizam das operações de retórica e de marketing urbano dosplanos estratégicos que esquecem a dimensão social.
A obsessão pela modernidade leva à construção sistemática de novos espaços que substituem a memória e a história urbanas em projetos que reconduzem à espetacularização da paisagem urbana de Maringá.
Palavras-chave: imagem urbana, plano urbano moderno, Maringá, requalificação urbana.  
O propósito deste texto é analisar o surgimento e odesenvolvimento da cidade de Maringá, localizada no Noroeste do estado do Paraná, Brasil, enfatizando aspectos de determinados projetos que utilizaram a retórica e o marketing urbano para a promoção de novas configurações urbanas.
Maringá nasceu a partir de um plano urbanístico, com representações simbólicas que enfatizam a sua imagem urbana e destacam um polo regional que se criava em uma região semocupação urbana anterior. A construção da cidade expulsou os habitantes iniciais do território e, ao longo de sua história, os projetos urbanos voltam-se para a promoção imobiliária. Em sessenta anos de fundação da cidade, as mais recentes intervenções não são estratégias novas, o espetáculo urbano marca as políticas voltadas para a promoção da cidade nas quais não há a participação popular ativa.As intervenções urbanísticas produzem imagens para diferenciar um lugar e inventar uma identidade, estimuladas tanto por uma companhia loteadora quanto pelas ações públicas urbanas.
Inicialmente contextualizamos a formação da cidade vinculada a uma extensa rede urbana construída a partir de uma empresa privada, ressaltando a modernidade do projeto urbano inicial e a filiação do seu autor aosideários urbanísticos da época. A promoção urbana esteve presente desde a construção da cidade e o discurso unilateral realizado pela companhia colonizadora considerou o território como destituído de habitantes iniciais e de uma história pré-estabelecida. Na seqüência do texto, analisamos como o crescimento urbano e as primeiras legislações urbanísticas estimularam a anexação indiscriminada de novosloteamentos ao perímetro urbano e valorizaram as áreas centrais descaracterizando determinados princípios presentes no plano inicial. Além disso, destacamos o primeiro Plano Diretor de Maringá e a tentativa de sua aproximação ao plano da capital federal, enaltecendo a vocação da cidade como capital regional, pois Brasília era tida como o ponto máximo de civilidade e um exemplo a ser seguido.
Porfim, examinamos as novas formulações urbanas que surgem da necessidade de adequar a densificação e o tráfego intenso. A partir de meados da década de 80 foram lançados dois grandes projetos elaborados por arquitetos renomados. Analisamos as justificativas para as mudanças, promovidas em nome de um novo conceito de urbano a partir desses projetos, enfatizando o caráter espetacular. Recentemente,acompanhamos a iminente derrubada da antiga estação rodoviária para dar lugar a um projeto “futurista” que pretende a “requalificação” do edifício e do seu entorno. Apesar das justificativas da Prefeitura serem questionáveis, o edital de concorrência para a construção de um novo empreendimento tem prosseguimento. Acreditamos que os projetos espetaculares são utilizados como retórica da cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbana
  • Urbana
  • Reformulação de empresa do ramo farmaceutico
  • Tese: reformulação da marca
  • Reformulação da Lei Nº 6
  • Da reformulação do sistema prisional feminino
  • A reformulação da identidade visual do BNDES
  • HIERARQUIA URBANA & REDE URBANA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!