Feijoada

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 História da Feijoada:
A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.
A feijoada seria um prato oriundo da Europa. Já queprofissionais da gastronomia e historiadores afirmam que "Nem índios nem negros tinham o costume de misturar feijão com carnes",
O que pode ter sido inventado no Brasil, portanto, não é a feijoada, mas a feijoada de feijão preto - trazido da África nos mesmos navios que transportavam os escravos. A primeira menção ao prato data de 1833. No cardápio do elegante Hôtel Théatre, de Recife, eleaparecia com o nome de "feijoada à brasileira".
“Os séculos 16 a 18 foram marcados pela escassez de alimentos: não podia haver desperdício”, Os acompanhamentos da feijoada servidos hoje - arroz branco, farofa, couve refogada e laranja - só foram incorporados muito mais tarde, provavelmente no século 19.
Ingredientes
200 g de carne seca dessalgada
200 g de costela de porco dessalgada
200 g de pé deporco dessalgado
100 g de rabo de porco dessalgado
100 g de orelha de porco dessalgado
150 g de lombo de porco dessalgado
1Kg de feijão preto deixado de molho
6 folhas de louro
200 g de linguiça portuguesa
200 g de paio
50 g de bacon
5 dentes de alho picado
1 xícara de óleo
2 cebolas média picada.

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão colocar o feijão preto lavado, a orelha, opé, o rabo e o lombo defumado. Acrescentar água. Fechar a pressão e, assim que começar a apitar, contar cinco minutos. Depois desses cinco minutos, retirar a pressão, abrir a panela e transferir para uma panela maior. Acrescentar água quente, três dedos acima do feijão. Juntar as linguiças, as costelinhas e a carne seca. Deixar ferver e acrescentar água sempre que necessário, até que os grãos defeijão estejam macios, porém ainda firmes e inteiros.

Em uma frigideira colocar óleo de soja, acrescentar a cebola picada e deixar que ela fique transparente. Juntar o alho picado e refogar bem. Adicionar na frigideira do refogado uma concha do feijão e misturar. Levar tudo novamente para a panela do feijão. Retirar as linguiças e os pertences e fatiá-los. Outra vez, voltar tudo para a panela,misturar bem e deixar apurar até que fique com um caldo levemente grosso e brilhante.

Para que o feijão fique untuoso é imprescindível que partes como língua, rabo e orelha sejam cozidas junto. No entanto, uma opção para quem não aprecia é separar essas carnes depois do cozimento e servir em uma panela à parte. Ou dispensar. Temos que lembrar que feijão com linguiça não é feijoada,

História daDobradinha:
Dobradinha ou dobrada é o nome dado, em culinária ao bucho de animais, em especial do boi, cozido em pequenos pedaços com grande variedade de condimentos e acompanhamentos.
É prato tradicional da cozinha do norte de Portugal e de diversas regiões Brasil, tendo sido tema de célebre poema de Fernando Pessoa, Dobrada à moda do Porto.
Na cidade do Porto e na região circundante, adobrada é conhecida como tripas, sendo o prato mais conhecido designado por tripas à moda do Porto. O gentílico tripeiro, que designa um habitante da cidade do Porto, é derivado precisamente deste prato ancestral.
Ingredientes
1 kg de bucho limpo cortado em tirinhas
1/2 kg de feijão-branco
1/2 kg de costelinha de porco salgada
2 e 1/2 litros de água
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de óleo
4dentes de alho
2 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola
1 folha de louro
1 linguiça-calabresa
Sal, pimenta-do-reino e colorau a gosto
Modo de preparo
Coloque o feijão-branco de molho na água até o dia seguinte. Ponha a costela de molho na água e troque-a quatro vezes até o dia seguinte. Escorra e afervente-a com água fria. Escorra novamente e ponha em uma panela com os 2 e 1/2 litros de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • feijoada
  • FEIJOADA
  • feijoada
  • Projeto de Feijoada
  • Feijoada Solidaria
  • Definição de Feijoada
  • feijoada beneficente
  • tradução de artigo da feijoada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!