O ser critico

Páginas: 3 (550 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O ser crítico
Postado por o poeta
O homem crítico analisa os fatos de uma perspectiva diferente. Ele busca focar uma vertente, em que se embasa seus pontos de vistas... Não faz preconceitos, nãojulga sem análise, não foge ao assunto. Ele não só enxerga o que está a seu redor, mas vê muito mais além....e aprende a proceder com postura ética, com prerrogativas que o difere do comum. Pois suaformação o colocou no caminho certo.
O homem critico, mais que apontar erros, aponta soluções; prós e contras. Não julga pessoas, mas sim atos e fatos sempre embasado em alguma referência teoricamenteafirmada ou em métodos, que por sua vez o auxiliam na defesa ou no julgamento de suas teses.
A escola tem como papel fundamental transformar o homem num ser crítico, afim de prepará-lo para asociedade e para o mercado. O professor passa a desempenhar o papel de mediador entre a educação e o aluno, evidenciando sempre o trabalho de equipe e diálogos que facilitem a interatividade. O professor develançar mão de uma educação unilateral - aquela que foca somente o aluno mais aplicado. Para uma aula plurilateral, onde o aluno não só seja o centro da educação transformadora, mas que conheça aimportância da interação entre seus colegas e aprenda a desempenhar o papel de cidadão para uma boa prática da cidadania.
A sociedade, por sua vez, é um mar de influências, mas o aluno preparado não sesubmeterá as influências negativas presente na sociedade e nos meios de comunicação. Isso porque ele terá uma visão crítica de tudo aquilo que o rodeia.
Transformar o aluno em um ser critico, é abrirpara ele uma janela repleta de possibilidades, das quais ele terá autonomia para fazer suas próprias escolhas.
Mas a boa educação não deve partir somente dos professores, ela deve começar em casa. Éobrigação da família, preparar seus filhos para o ambiente escolar. Pois os conceitos de moral, ética; os valores e os bons costumes devem ser ensinados pelos pais a partir do momento em que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ser critico
  • O lado crítico de ser super
  • O ser humano e a importância do senso crítico
  • Resumo critico do filme "quem quer ser um milionário""
  • Nó crítico
  • Critico
  • O Crítico
  • Critico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!