ser critico

Páginas: 4 (864 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2014
Atualmente o sistema de ensino, tem a proposta de tornar os alunos críticos, mas ao pensar em critica nos perguntamos:
Oque é Critica?
No período da ditadura militar, professores podiam ser presosse ensinassem os alunos a serem cidadãos críticos ao regime político vigente, ao capitalismo selvagem da época etc. Existe, porém, o problema sobre a compreensão do que é ser crítico. Noutros termos,há muita arbitrariedade no uso da palavra crítica, desde o julgamento popular de uma “situação crítica”.

Conceituação originada na filosofia de: “espírito crítico”[1], “pensamento crítico”, “sensocrítico”, “atitude crítica”, “postura crítica”, “postura crítica de análise”, “análise crítica”, “capacidade crítica”, “apreensão crítica da realidade”, “concepção crítica”, “sujeito crítico”, entreoutras.

Existe uma associação indevida entre crítica com o ato de apontar defeitos ou de “descer-a-lenha” no outro ou na sua obra. Criticar uma obra de arte, uma teoria, os políticos, o governo, otécnico de futebol, o estilo do professor, os alunos, no fundo, consiste tão somente em apontar defeitos? Ou é imprescindível ao crítico investir numa argumentação consistente e fala respeitosa oupolida. ser crítico não é simplesmente se posicionar contra, por exemplo, disparar contra uma obra ou autor “sua” opinião pessoal (ex.:“não gosto de Picasso”, “ópera é para aristocratas e burgueses”,“música x é chata”), ou usar argumentos estereotipados ou falaciosos sobre um determinado sistema de idéias que ele discorda.
 Por exemplo, diante de uma pintura abstrata o aluno é levado a responder automaticamente: “Isso é decadente”.




Criticar x Achincalhar: as vias do direito
Forma comum de inverter o sentido de crítica é o achincalhe. O Dicionário diz que: achincalhar é ridicularizar,humilhar, chacotear, debochar, escarnecer. Há achincalhe quando o alvo do ataque é a pessoa e não suas idéias.

“quando se lhe diz algo gratuitamente ofensivo à dignidade e ao decoro...Quando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lado crítico de ser super
  • O ser humano e a importância do senso crítico
  • Resumo critico do filme "quem quer ser um milionário""
  • Nó crítico
  • Critico
  • O Crítico
  • Critico
  • Paciente Critico E Semi Critico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!