O que faz o brasil, Brasil? - A Ilusão Das Relações Raciais

Páginas: 2 (387 palavras) Publicado: 21 de julho de 2014
A ilusão das relações raciais

No século XVIII, Antonil escreveu: “O Brasil é um inferno para os negros, um purgatório para os brancos e um paraíso para os mulatos”. A frase, embora malinterpretada, possui um sentido profundo do que o obtido ao pé da letra.
As teorias racistas europeias e norte-americanas não eram tanto contra o negro ou o índio, apesar de ainda considerados inferiores aobranco, mas sim contra a miscigenação das “raças”, pois eram tidas como espécies diferentes (daí o nome “mulato”, de mulo, que significa híbrido), denegrindo assim as qualidades presentes nestes povos.O Conde de Gobineau, defensor mais famoso dessas ideias, dizia que era possível dividir as raças de acordo com três critérios: o intelecto, as propensões animais e as manifestações morais, nos quaisos negros sempre ficavam abaixo dos brancos e índios. Mas ele realmente ousou ao dizer que a miscigenação extinguiria o povo brasileiro em menos de 200 anos.
Certamente não notaram que o mulato é umasíntese perfeita do melhor que pode existir no negro, no branco e no índio.
Ao escrever a incompreendida frase, Antonil quis dizer que o Brasil não é um país onde existem apenas o negro e o branco,mas também o intermediário: o mulato; sintetizando também o valor positivo que o damos.
Contrariamente, nos Estados Unidos existia uma legislação racista, onde buscavam saber se as pessoas erammestiças, sendo consideradas “negras” caso fossem, mesmo que possuíssem a pele branca. Mas tal forma de pensamento se modificou com a chegada do capitalismo, onde todos eram considerados iguais perante asleis; fato esse que dividiu o país em dois: os que apoiavam e os que não apoiavam a escravidão. Embora a nova filosofia estivesse presente, ela ainda excluía o mestiço e abominava a mistura de raças.A miscigenação brasileira foi um modo encontrado para esconder a profunda injustiça social contra negros, índios e mulatos, pois deixava-se de lado a problemática mais básica da sociedade.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos de relações raciais no Brasil
  • Relações étnicos raciais no brasil
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
  • Relações Etinico Raciais no Brasil
  • Relações Raciais no Brasil
  • RELACOES ETNICOS RACIAIS NO BRASIL BIBLIOGRAFIA
  • A ilusão das relações raciais
  • A ilusão das relações raciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!