Racismo

Páginas: 7 (1576 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
INTRODUÇÃO:

No presente trabalho iremos abordar as relações raciais, apontadas por Antonil, a questão das injustiças praticadas pelo preconceito, o nosso principal objetivo é a busca pela igualdade entre as raças humanas, como iremos descrever agora.
A injustiça esta presente quotidianamente em nossa vidas, principalmente nas relações raciais , as vezes atédespercebidas. Estimular as pessoas a liberdade para a busca da justiça pode ser um novo começo, uma nova escolha a ser seguida, o que diz respeito à igualdade de todos os cidadãos brasileiros, norte-americanos e europeus. Manter uma ordem social através da preservação dos direitos, onde muitos deles não são defendidos, esquecidos pelo pratica do racismo.
A ilusão das relações raciais é umarealidade que às vezes não percebemos como a hierarquia de raças, o branco como o superior, liderando os amarelos e negros, uma ação injusta praticado por ricos, pobres, adultos, velhos e até mesmo crianças…, a injustiça é mostrada na questão da miscigenação, o mulatismo, ou seja, a mistura de raças seja branco, negro ou índio, sem menos perceber proporcionamos distinções, limitando o movimento denegros em certos lugares, as individualidades não são respeitadas cometendo uma grande injustiça assim como reflete a citação “Essa miscigenação e esse acasalamento é que o certificam do nosso fim como povo e como processo biológico ”, isso nos faz pensar porque o povo, a sociedade, ao invés de punir a injustiça, ela mesma está praticando uma?
“Esta é, entretanto, a fraqueza dos homens:forçados a obedecer, obrigados a contemporizar nem sempre podem ser os mais fortes ”, O que leva uma multidão a se dispor a ser injustiçados? .As pessoas são humilhadas, não existem mais diálogo e respeito, são forçadas a obedecer, suas opiniões e suas individualidades são passadas por cima, por acreditar que existe uma raça mais forte que possa se impor sobre as demais, É a confirmação da velhamáxima “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”, Como posso classificar uma pessoa fraca? Uma pessoa negra com menos poder aquisitivo, pouca educação, sem costumes e valores? , “ Assim, podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária ”. Será que não estamos cometendouma simples injustiça sem menos ter notado que estamos praticando preconceito entre os indivíduos e passando por cima de todas as regras e princípios.
A maior parte das pessoas tem dificuldade em imaginar uma nação onde não existam dominadores e dominados, poderosos e oprimidos. Ela foi dividida em culturas diferentes, religiões diferentes, nações diferentes, costumes e princípiosdiferentes. Como relata o texto “o nosso preconceito seria muito mais contextualizado e sofisticado do que o norte-americano, que é direto e formal ”, O Brasil por ser um país tropical com varias raças ainda hoje representa uma significante discriminação, representado pela porcentagem de brancos de 47,7%, pardos 43,3%, e negros 7,61%, sendo assim mais difícil de ser combatido pela falta de visibilidade,diferente dos norte-americanos.
Olhando a humanidade como um conjunto, é fácil perceber o quanto ela tem para evoluir, a justiça deve buscar o direito básico de toda a igualdade entre cidadãos, pois todos são iguais perante a lei, a melhor forma de combater a injustiça é a conscientização e o comprometimento das pessoas. Assim também investimentos na modernização de escolas, na educação,nos contextos das aulas, ser inseridos noções de direito e deveres do cidadão, distribuições de materiais incentivadores, palestras, passeatas e melhorias na condição de trabalho. Todo cidadão pode contribuir de alguma forma, pode ser na sua comunidade, sendo voluntário de alguma causal social e principalmente na criação de novas leis, não para ficar somente no papel, mais faze-las serem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racismo
  • racismo
  • Racismo
  • Racismo
  • racismo
  • Racismo
  • Racismo
  • Racismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!