FICHA ANTROPOLOGIA DIEGO LINHARES 3 est gio

1124 palavras 5 páginas
Disciplina: Antropologianº3

Período Letivo: 1º

Tópicos(títulos):
A Formação da Identidade Nacional Segundo Gilberto Freyre;
A Ilusão das Relações Raciais;
O Modo de Navegação Social: a malandragem e o “Jeitinho”;
O Direito nas Sociedades Primitivas.
Aluno(a): Diego Linhares do Monte Santo

Professor(a): Patrícia Formiga

Referências bibliográficas:

DA MATA,Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro Rocco, 1994

FREYRE, Gilberto. Casa-grande&senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MALINOWSKI, Bronislaw. Crime e costume na sociedade selvagem. Brasília: Unb, 2003.

1. A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL SEGUNDO GILBERTO FREYRE.

O artigo escrito pela ilustre professora Patrícia Formiga Maciel Alves, nos mostra a maneira que Gilberto Freyre descreve em seu livro Casa-grande&senzala, a origem do povo brasileiro. O povo brasileiro é formado pela miscigenação de três povos, portugueses, índios e negros.
Freyre descreve em sua obra que cada raça teve um papel fundamental, na origem do brasileiro. Primeiro elemento é o português, que tem a figura de bem feitor, com status de civilizado e cultura superior. (Que na verdade sabemos que só as escórias portuguesas foram para o Brasil, àqueles portugueses que a Europa não queria mais em suas terras).
O segundo elemento é visto na figura do negro que oscila muito de humor uma hora triste a ponto de suicidar-se, outra alegre, mas sempre escravo. Embora Freyre relate que muitos negros fossem de cultura superior aos portugueses, porque eram Maometanos, sabiam ler e escrever e alguns davam aulas às crianças brancas. As mulheres negras satisfaziam seus senhores que as tomava como concubina, onde deu origem ao mulato.
Terceiro elemento é o povo indígena, que a figura do homem índio é tratada com desdém, porque os homens ao ser escravizados fugiam na primeira oportunidade, sumindo no meio do mato, daí a fama que índio é preguiçoso.

Relacionados