cronica e conto

Páginas: 2 (296 palavras) Publicado: 21 de julho de 2014
Crônica
s. f. 1. Narração histórica, por ordem cronológica. 2. Seção ou coluna, de jornal ou revista, consagradas a assuntos especiais.
Conto
s. m. 1. Narração falada ouescrita. 2. História ou historieta imaginadas. 3. Fábula. 4. Mentira inventada para iludir indivíduos rústicos; engodo, embuste. — C.-do-vigário: embuste para apanhar dinheirodas pessoas de boa-fé.
Especificidades de uma crônica :

Crônica, é o único gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de umarevista, seja nas páginas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com amesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem. A crônica é, primordialmente, um textoescrito para ser publicado no jornal. Assim o fato de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à crônica de hoje seguem-se muitas outras nas próximas edições. Acrônica é um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo, resultado da visão pessoal, particular, subjetiva do cronista ante um fato qualquer, colhido no noticiáriodo jornal ou no cotidiano. É uma produção curta, apressada (geralmente o cronista escreve para o jornal alguns dias da semana, ou tem uma coluna diária), redigida numalinguagem descompromissada, coloquial, muito próxima do leitor. Quase sempre explora a humor; mas às vezes diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa – fiada. Noutras,despretensiosamente faz poesia da coisa mais banal e insignificante.
E, finalmente, a crônica é o relato de um flash, de um breve momento do cotidiano de uma ou mais personagens.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contos e cronicas
  • Conto/Cronica
  • Conto e cronica
  • Crônicas de veríssimo características do conto
  • Narrativas curtas: conto e crônica
  • Poemas, poesias, contos e cronicas
  • Definição de conto e crônica
  • Contos e Crônicas: Aproximações e diferenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!