O papel do educador infantil no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014

O papel do educador infantil no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
Graziella Russo Cherubini¹
Daiane Nascimento Lima²

¹Aluna do 5° termo do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça (FASU/FAEF). E-mail: graziella.rc@hotmail.com.
² Aluna do 5° termo do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Garça (FASU/FAEF).E-mail: daiane.n.lima@hotmail.com


Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor soluções para que os educadores infantis sejam capacitados para atender alunos com necessidades educativas especiais dentro das classes de ensino regular. É expresso por lei o direito de todos à uma educação de qualidade, independente de diferenças individuais, portanto, é de extrema importância que os professoresestejam aptos a adequar alunos com N.E.E no ambiente escolar juntamente com alunos que não possuem algum tipo de necessidade especial, através de projetos pedagógicos específicos na instituição de ensino.
Palavras chave: soluções; necessidades educativas especiais; projetos pedagógicos.

Abstract: This paper aims to propose solutions for the early childhood educators are able to meet studentswith special educational needs within the regular education classes. It is expressed by law the right of all to a quality education, regardless of individual differences, so it is extremely important that teachers are able to match students with SEN in the school environment with students who do not have some kind of special need, through projects in specific educational institution.

Keywords:solutions; special educational needs teaching projects.


A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classes de ensino regular passou a ser considerada como uma forma democrática de avanço aos direitos e oportunidades educacionais a partir de 1994, após ser aprovada pela Conferência Mundial de Educação Especial, com a Declaração de Salamanca.
O papel do professor, juntamentecom os projetos pedagógicos especializados da instituição de ensino, é de extrema importância, pois eles precisam ter uma capacitação adequada para atender esses alunos com necessidades educativas especiais em classes de ensino regular.
É expresso por lei que todos os indivíduos têm direito à educação, independente de diferenças individuais, e protegidos de quaisquer preconceitos, tal comoinscrito na Declaração Universal dos Direitos do Homem, 1948.
O presente artigo tem como objetivo, apresentar os direitos conquistados pelas pessoas com N.E.E dentro do ambiente educacional e propor soluções para que os educadores sejam capacitados para atender a esses alunos.
É expresso na Declaração de Salamanca, 1994:
cada criança tem o direito fundamental à educação e deve ter a oportunidade deconseguir e manter um nível aceitável de aprendizagem,
cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias,
os sistemas de educação devem ser planeados e os programas educativos implementados tendo em vista a vasta diversidade destas características e necessidades,
as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem teracesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar através duma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades,
as escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos; além disso,proporcionam uma educação adequada à maioria das crianças e promovem a eficiência, numa óptima relação custo-qualidade, de todo o sistema educativo.

Não há fortes razões para que a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular não seja aceita. Essa perspectiva de integração já não é nova, segundo a constituição do Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp) do Ministério de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • Gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A inclusão de alunos com necessidades especiais
  • A Educa O De Alunos Com Necessidades Educativas Especiais Que
  • A formação de educadores e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais
  • A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
  • A importância da inclusão de alunos com necessidades especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!