Gabriela Metchko Tcc Et 1

3147 palavras 13 páginas
Curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva

Gabriela Metchko

OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O presente artigo aborda um tema que atualmente se encontra em foco devido à necessidade de acolher na sociedade as pessoas com necessidades especiais. Mais do que inserir na convivência social as escolas tem a obrigação de dar condições para que os deficientes tenham autonomia e oportunidade de se desenvolverem, dependendo o menos possível dos que o cercam. Nesse contexto a educação inclusiva tem como a primeira etapa de aprendizagem a educação infantil, que é de suma importância, uma vez que são nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve suas capacidades motoras e cognitivas. É possível perceber que a educação inclusiva é um direito garantido pela Lei, porém, ainda é um grande desafio para que os deficientes usufruam de uma educação inclusiva de qualidade e que sejam realmente inseridas e não excluídas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação especial. Inclusão. Educação infantil.
1 INTRODUÇÃO

O presente artigo busca expor os problemas encontrados no sistema de ensino no que se refere a educação infantil, bem como os desafios enfrentados pela escola em preparar o aluno com deficiência, dando-o um ensino de qualidade de modo que, futuramente, tenha a oportunidade de escolarização e a efetiva participação na sociedade.
Destacaremos principalmente a educação infantil, fase muito importante, já que é a primeira etapa onde o ser começa a se socializar, junto com os outros alunos e onde também desenvolve grande parte dos aspectos motores e cognitivos.
Justifica-se este tema como sendo uma forma de entender, como se processa a inclusão de alunos com necessidades especiais na educação infantil, em uma sociedade cheia de preconceitos e que precisa rever seus valores diante desta nova visão. Se faz necessários uma análise de como está sendo desenvolvido o atendimento apropriado que possa possibilitar o desenvolvimento integral de potencialidades e

Relacionados