O paladar

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



O Paladar












Sumário

Introdução
A Gustação
Anatomia da Lingua
Dorso da Lingua
Papilas Linguais
Musculos
Ventre da Lingua
Anexos
Bibliografia













Introdução
Quando sentimos um cheiro de algo que nos agrada imaginamos o sabor que aquilo tem.Isso porque olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos. Um completa o outro. Não podemos nos esquecer de que o tato também influencia no paladar, pois através dele conseguimos sentir a consistência dos alimentos.
Em nossa língua há botões gustativos concentrados em regiões formando as papilas gustativas, que podem se apresentar de quatro formas: circunvaladas, fungiformes,foliáceas e filiformes.
As papilas filiformes não são capazes de detectar sabores, sua função é apenas sentir a consistência dos alimentos. As outras três papilas possuem os botões gustativos com quimiorreceptores. Esses quimiorreceptores reagem a vários tipos de substâncias químicas. E no meio das células gustativas há vários neurônios sensoriais capazes de detectar os mais diversossabores.
Há até certo tempo, acreditava-se que a capacidade de sentir sabores era restrita a determinadas regiões da língua. Hoje já se sabe que somos capazes de sentir os sabores em toda a região lingual.
















A Gustação
Os sentidos gustativos e olfativos são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptoresgustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.
O receptor sensorial do paladar é a papila gustativa. É constituída por célulasepiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da língua. Na superfície de cada uma das células gustativas observam-se prolongamentos finos como pêlos, projetando-se em direção da cavidade bucal; são chamados microvilosidades. Essas estruturas fornecem a superfície receptora para o paladar.
Observa-se entre as células gustativas de uma papila uma rede com duas outrês fibras nervosas gustativas, as quais são estimuladas pelas próprias células gustativas. Para que se possa sentir o gosto de uma substância, ela deve primeiramente ser dissolvida no líquido bucal e difundida através do poro gustativo em torno das microvilosidades. Portanto substâncias altamente solúveis e difusíveis, como sais ou outros compostos que têm moléculas pequenas, geralmentefornecem graus gustativos mais altos do que substâncias pouco solúveis difusíveis, como proteínas e outras que possuam moléculas maiores.
A gustação é primariamente uma função da língua, embora regiões da faringe, palato e epiglote tenham alguma sensibilidade. Os aromas da comida passam pela faringe, onde podem ser detectados pelos receptores olfativos.
Uma das funções do aparelho gustativo éfornecer reflexos às glândulas salivares da boca. Para tanto, estímulos são transmitidos do tracto solitário, no cérebro, aos núcleos vizinhos que controlam a secreção das glândulas salivares. Quando o alimento é ingerido, o tipo de sensação gustativa, atuando através desses reflexos, ajuda a determinar se a secreção salivar deverá ser grande ou pequena.Anatomia da Língua


A língua é um órgão músculo facial obviamente relacionado à deglutição e paladar, além de auxiliar na posição do alimento durante a mastigação e na acústica da fala. Em uma visão geral, temos ela separada em duas partes: os 2/3 anteriores correspondem ao corpo da língua, e o 1/3 posterior à raiz da língua, onde estão núcleos linfóides que formam a Tonsila Lingual....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paladar
  • paladar
  • Paladar
  • Paladar
  • paladar
  • paladar
  • PALADAR
  • Paladar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!