Neodarwinismo

Páginas: 41 (10157 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Neodarwinismo 
 
A teoria da Evolução proposta por Darwin não explicava alguns passos do processo. Como apareciam, dentro de uma mesma espécie, animais ligeiramente diferentes um dos outros? Ou seja, porque alguns animais tinham a pelagem mais clara, outros mais escura, outros em tons intermediários, já que eram todos da mesma espécie? Essa variabilidade é justamente o que permite a ação daseleção natural. O darwinismo explicava bem o mecanismo da seleção natural, mas ainda faltavam algumas partes do quebra-cabeça...
Com o Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução, estes passos foram explicados: Isto foi possível somente com o aparecimento da genética, estudos de célula, genes, cromossomos etc. O neodarwinismo (neo = novo) reconhece como principais fatores evolutivos a seleçãonatural, a recombinação gênica e a mutação. Vamos explicar cada um destes fatores.
Falamos em gene. Qual seria a relação entre um gene e a variabilidade encontrada? Ou seja, por que dizemos que uma mutação em um gene pode modificar ligeiramente uma característica? Vamos explicar tudo isto nesta página, mas para isso você necessita de alguns conceitos básicos. Queremos deixar bem claro que estasexplicações são básicas, e na realidade existe muito mais a saber sobre genes, DNA e cromossomos. Nosso objetivo aqui é que você entenda o suficiente para acompanhar as idéias do estudo de Evolução.
 
Mas o que é DNA?
O DNA é uma molécula que existe praticamente em todas as células dos organismos vivos. Ela é conhecido como "molécula da vida", pois tem uma característica muito interessante: elaconsegue se auto-duplicar, ou seja, essa molécula tem a capacidade de gerar uma cópia idêntica de si mesma. Para isso ela utiliza recursos presentes na própria célula, como proteínas, energia etc. O DNA é formado por duas cadeias de açúcares e fosfatos, ligadas por bases nitrogenadas. Essas bases (adenina, citosina, guanina e timina) se unem em uma ordem determinada. Assim, Adenina só se liga comTimina, e Citosina só se une à Guanina. Em cada uma das cadeias de DNA temos essas bases nitrogenadas. Podemos representar uma das fitas de DNA através de suas bases, assim:
A-T-G-C-A-A-C-G-T-A-G-C-C-T-A-A-G-T
 
Porém, como o DNA é uma dupla fita, devemos representar ambas as fitas:
A-T-G-C-A-A-C-G-T-A-G-C-C-T-A-A-G-T
T-A-C-G-T-T-G-C-A-T-C-G-G-A-T-T-C-A
 
 
 
 
 
 
Aqui umarepresentação tridimensional da molécula de DNA.
 
E aqui uma representação mostrando como as bases nitrogenadas se pareiam.
 
Repare que as bases se ligam em uma sequência determinada. É isso que permite ao DNA se duplicar com fidelidade. Quando vai se duplicar, o DNA "abre" suas cadeias, gerando duas fitas separadas. Cada uma das fitas incorpora novas bases (na sequência correta) e assim forma um novoDNA. Ou melhor, dois. De cada dupla fita de DNA teremos ao final duas novas moléculas no lugar da original.
Agora é sua vez: Abaixo você tem representado uma das fitas do DNA, como na hora da duplicação. Complete os espaços abaixo com as bases complementares. Utilize apenas letras maiúsculas. caso você acerte, a letra irá permanecer; se errar, aparece um símbolo (#). Para trocar de campo utilize omouse: 

 
ORIGINAL
A
G
T
C
C
A
G
T
NOVA CADEIA








Mas o que são os genes?
Genes são porções do DNA. Já vimos que o DNA é uma dupla cadeia contendo bases nitrogenadas. Essa fita pode conter uma quantidade imensa de bases; o gene seria um determinado trecho dentro do DNA. Os genes são fundamentais para a produção de proteínas, pois eles determinam o "molde" para asequência de aminoácidos. Hoje sabemos que o conjunto de 3 bases em sequência determina um aminoácido, conforme a tabela abaixo. Mas como isso funciona?
 
Esta tabela apenas exemplifica o nosso raciocínio, mas ela não é completa. Note que combinações diferentes podem levar ao mesmo aminoácido. 
  
 
Aminoácido
Abreviatura
Trinca codificadora
Leucina
Leu
AAT
Leucina
Leu
GAC
Leucina
Leu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Neodarwinismo
  • o Neodarwinismo
  • Neodarwinismo
  • NeoDarwinismo
  • neodarwinismo
  • neodarwinismo
  • neodarwinismo
  • Neodarwinismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!