O fetiche da mercadoria

Páginas: 2 (437 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
O FETICHE DA MERCADORIA
Tese
O texto tem como fundamento nos mostrar o quanto as pessoas são influenciadas por marcas e nomes diante de uma sociedade extremamente capitalista e consumista.
Muitasvezes elas buscam através das marcas, saciar seus desejos e prazeres sem relacionarem o local ou serviço oferecido, apenas o simples ato de consumir o produto.
Através de tal consumo, as pessoasbuscam uma identificação de si mesmas e perante a sociedade, fazendo com que a imagem seja prioridade.

Resumo
Primeiramente o texto faz comparações entre grandes corporações mundialmente conhecidas,o McDonald’s e a Starbucks, aonde o primeiro tem como objetivo satisfazer seus clientes e para isso Ray Kroc utiliza estratégias como a “experiência do lugar” o qual oferece um lugar confortável e comserviço eficiente e amigável.
Já para Starbucks, que segue um padrão diferente, Howard Schultz diz que admira o empreendimento McDonald’s, todavia não gosta de ser comparado, pois cultivam o estiloe elegância do lugar, utilizando outros artifícios como mobílias esterilizadas, iluminação parcial e o som de jazz.
Entretanto ambas têm como objetivo principal agradar seus clientes através dolugar, serviço e atendimento eficaz.
Em contrapartida existem as compras realizadas no “drive thru” e online, onde não há o contato direto do cliente com o serviço e lugar, mas que mesmo assim atraem cadadia mais, novos consumidores. Isto decorre da necessidade exacerbada em utilizar as marcas, levando em conta sua grande facilidade e comodidade nos dias atuais.
Todo este desejo por marcas éproveniente da mente humana, o que faz com que os profissionais do marketing busquem especialistas para estudarem tais vontades e lançarem seus produtos no mercado.
Através destes estudos e análises foicriado o livro Gutz, de Robert Lutz, proveniente de ideias questionando os erros que profissionais do marketing mesmo diante de tantos estudos conseguem cometer equívocos.
Para Al Ries a marca só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o fetiche da mercadoria
  • Fetiche de mercadoria
  • O fetiche da mercadoria
  • Fetiche de Mercadoria
  • o fetiche da mercadoria
  • fetiche da mercadoria
  • Fetiche da mercadoria
  • O FETICHE DA MERCADORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!