o fetiche da mercadoria

Páginas: 4 (866 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
O Fetiche da mercadoria
O fetiche é um elemento fundamental para a manutenção capitalista dos estabelecimentos, Ele consiste na ilusão que determina um ambiente social específico, permitindo a suaaparência de igualdade e ocultando a essência da desigualdade. O fetiche da mercadoria refere-se ao poder que as coisas tem de estabelecer as relações sociais, e os homens o poder de estabelecerrelações materiais, fazendo com que o mundo da mercadoria cresça. Nisso as pessoas passam a se definir através de coisas, de marcas, dito assim até dá a impressão de que há manipulação, pelo contrário ofetiche utilizado pelos comerciantes mostra como uma determinada marca tem força para influenciar as pessoas, com seu principal veículo de comunicação, a mídia.
No texto são citados exemplos deestabelecimentos como McDonald’s e Startbucks que se utiliza de experiências para desenvolverem novas formas de atrair os clientes à suas lojas, ambos focam no lugar, no qual o cliente precisa se sentirconfortável para que possa utilizar daquele momento em que está no estabelecimento para esquecer da correria do dia a dia, um lugar que as pessoas possam ter um momento de tranquilidade.
Neste mesmocontexto, há lojas onde não há nada de especial no lugar, pelo contrário, as lojas não tem nenhum luxo, mas o grande atrativo desses novos espaços são as marcas vendidas. A sociedade está certamentesedenta por elas, a experiência no mercado já não é considerada, pois considera-se o prazer que a marca oferece a essa sociedade. Os profissionais do mercado publicitário buscam novos meios de criardiferentes imagens que possam traduzir a experiência da marca e manter seus nomes no mercado. Segundo os estrategistas do marketing a mente do consumidor é o lugar da marca, portanto é preciso voltar-se aessa mente na qual a marca nasce e permanece.
Os profissionais do mercado passam a analisar o funcionamento da mente humana para que se possa prever o comportamento no ato da compra, isso leva o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o fetiche da mercadoria
  • Fetiche de mercadoria
  • O fetiche da mercadoria
  • O fetiche da mercadoria
  • Fetiche de Mercadoria
  • fetiche da mercadoria
  • Fetiche da mercadoria
  • O FETICHE DA MERCADORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!