Fetiche de Mercadoria

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
Segundo o Dicionário Michaelis, Fetiche significa “Objeto de reverência ou devoção extrema ou irracional”.

Karl Marx aplicou esse significado ao fenômeno da atribuição de valor simbólico aosprodutos (manufaturas) observados em seus estudos.

No Livro “O Capital”, Marx menciona que a mercadoria (manufatura) ao ser finalizada, não mantinha o seu valor real de venda, que era determinadopela quantidade de trabalho materializado no produto. Ou seja, a mercadoria passava a adquirir uma valoração de venda irreal e infundada, como se não fosse fruto do trabalho humano e, sendo assim, nãopudesse ser mensurado.

Com isso, ele queria delatar
que a mercadoria parecia perder sua relação com o trabalho, ganhando assim vida própria.

Em outras palavras, as mercadorias adquirem umaforma fantástica capas de oferecer mais que utilidade: Trazem felicidade, poder, status, satisfação, etc.

Significado de Humanizar, Coisificar e Reitificar

Humanizar: Elevar à altura do Homem,tornar mais humano, mais sociável, civilizar.
Coisificar: Tratar (alguém ou algo relacionado a ele) como coisa.
Reitificar: Transformar em coisa.


"Consideremos duas mercadorias, por exemplo, ferroe trigo. As proporções, quaisquer que sejam, em que elas são trocáveis, podem sempre ser representadas por uma equação em que uma dada quantidade de trigo é igualada a certa quantidade de ferro…O quenos diz tal equação? Nos diz que, em duas coisas diferentes – em um quarter de trigo e x quintais de ferro -, existe em quantidades iguais algo comum a ambos. As duas coisas devem, portanto seriguais a uma terceira, que em si mesma não é uma nem outra. Cada uma delas, no que se refere ao valor de troca, deve ser redutível a esta terceira coisa… Este “algo” em comum não pode ser uma propriedadenatural das mercadorias. Tais propriedades são consideradas apenas à medida que afetam a utilidade de tais mercadorias, em que as tornam valores de uso. Mas a troca de mercadorias é evidentemente um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o fetiche da mercadoria
  • Fetiche de mercadoria
  • O fetiche da mercadoria
  • O fetiche da mercadoria
  • o fetiche da mercadoria
  • fetiche da mercadoria
  • Fetiche da mercadoria
  • O FETICHE DA MERCADORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!