O Conflito do Kosovo

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O Kosovo fica localizado no sul da Sérvia e possui uma população mista cuja maioria étnica é composta por Albaneses. Até 1989, a região gozava de um auto grau de autonomia dentro da antiga Iugoslávia, quando o líder sérvio Slobodan Milosevic alterou o status da região, removendo a autonomia da região e colocando-a diretamente sobre o controle direto de Belgrado, a capital sérvia. Os albaneseskosovares se opuseram vigorosamente à situação instalada.
Durante 1998, um conflito aberto entre forças policiais e militares sérvias e forças kosovares albanesas resultou na morte de mais de 1.500 kosovares e forçou cerca de 400.000 pessoas a deixarem seus lares. A comunidade internacional de imediato se preocupou com as consequências do conflito em escalada para a população e o risco de seespalhar pelos demais países da região. Também representavam grande preocupação para a comunidade internacional a despreocupação do presidente Milosevic em procurar soluções diplomáticas para o conflito, bem como o papel desestabilizador da força kosovar sérvia.
Em 28 de maio de 1998, o Conselho do Atlântico Norte, um encontro para ministros de Relações Exteriores, estabeleceu os dois objetivosprincipais da OTAN no que dizia respeito à crise no Kosovo: (i) ajudar a alcançar uma resolução pacífica da crise como resposta dos esforços da comunidade internacional; e (ii) promover a estabilidade e a segurança nos países vizinhos com ênfase particular na Albânia e na antiga República Iugoslava da Macedônia.
Em 12 de junho de 1998, um novo encontro do Conselho do Atlântico Norte, dessa vez contandocom a presença de Ministros da Defesa, requisitou a avaliação de posteriores medidas que a OTAN pudesse tomar na questão da crise no Kosovo. Este encontro levou à consideração de uma série de possíveis ações militares.
Em 13 de outubro de 1998, segundo a deterioração da situação, o Conselho da OTAN autorizou a “ordem de ativação” para ataques aéreos. Este movimento foi escolhido para dar suporteaos esforços diplomáticos de fazer o regime de Milosevic retirar suas forças do Kosovo, cooperar para o fim da violência e facilitar o retorno dos refugiados a seus lares. No último instante, o presidente Milosevic aceitou em cooperar e os ataques aéreos foram suspensos, seguindo a inciativa de receber a visita de uma série de comandantes da OTAN a Belgrado.
A Resolução do Conselho de Segurançadas Nações Unidas 1199, entre outras coisas, condenava o uso de violência excessiva pelas forças de segurança sérvias e pelo exército iugoslavo, exigindo um cessar-fogo entre ambas as partes do conflito. Seguindo a proposta da Resolução, limites foram estabelecidos para o número de forças sérvias no Kosovo e para suas operações, seguindo acordos separados com o General Naumann, Presidente do ComitêMilitar da OTAN, e o General Clark, Supremo Comandante Aliado da Europa.
Além disso, foi acordado que a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) estabelecesse a Missão de Verificação do Kosovo (KVM, em inglês) para observar o cumprimento das medidas estabelecidas e, também, que a OTAN estabeleceria uma missão de vigilância aérea. O estabelecimento dessas duas missões foi endossadopela Resolução 1203 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Vários países que não faziam parte da OTAN concordaram em contribuir para a missão de vigilância estabelecida pela Organização através de uma Parceria pela Paz.
Em suporte à OSCE, a Aliança estabeleceu uma força-tarefa militar especial para auxiliar em uma evacuação de emergência da KVM, caso um novo conflito a colocasse em risco.Esta força-tarefa foi implantada na antiga República Iugoslava da Macedônia sobre a direção geral do Supremo Comando Aliado da Europa, parte da OTAN.
Apesar dos esforços, a situação no Kosovo se inflamou novamente no inicio de 1999, seguindo um grande número de atos de provocação de ambos os lados e pelo uso excessivo e desproporcional de força pelo exército sérvio e a polícia especial. Alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito Separatista do Kosovo
  • As guerras da bósnia e de kosovo conflitos etínicos- nacionalistas
  • Kosovo
  • Kosovo
  • Kosovo
  • Kosovo
  • Kosovo
  • Kosovo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!