Criptografia

Páginas: 19 (4720 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


LPE


CRIPTOGRAFIA




Integrantes:
Francisco Vieira da Cruz RA: B590FF7
Jeferson Câmara da Silva RA: B676868
Jéssica Micaele França Alves RA: B6426B8
Nikollas Dammann RA: B804IC4
Rodolfo de Lima RA: T439FF5
Índice













Objetivo

Consiste em demonstrar que a criptografia consiste em cifrar um arquivo ou mensagem usando um conjunto de cálculos. O arquivocifrado torna-se incompreensível até que seja decifrado. Será visto que os cálculos usados para encriptar ou desencriptar tal arquivo são chamados de chaves, onde apenas alguém que tenha a chave poderá ler o arquivo criptografado.
Representaremos que existem basicamente dois sistemas de uso de chaves criptográficas: No primeiro sistema são usadas chaves simétricas, onde as duas partes possuem amesma chave, usada tanto para encriptar quanto para desencriptar os arquivos. No segundo sistema temos o uso de duas chaves diferentes, chamadas de chave pública e chave privada. A chave pública serve apenas para encriptar os dados e pode ser livremente distribuída, a chave privada por sua vez é a que permite desencriptar os dados.
Assim como em outras áreas, o conceito e o objetivo dacriptografia são os mesmos: codificar mensagens para assegurar que a integridade da informação não seja violada. A diferença está nos meios, ao invés de utilizar recursos exóticos, emprega-se a tecnologia a favor da segurança.











Introdução

A criptografia é uma técnica utilizada há anos que com o passar do tempo evoluiu a ponto de oferecer soluções eficazes no que diz respeito àsegurança da informação. Desde a antiguidade o homem teve grande interesse em enviar mensagens protegidas por códigos. São inúmeros os relatos de criptografia entre os egípcios, gregos e romanos em técnicas tanto inteligentes quanto criativas que eram usadas como prevenção para que a informação não caísse em mãos erradas.
Hoje, ela é uma ferramenta de segurança amplamente utilizada nos meios decomunicação e consiste basicamente na transformação de determinado dado ou informação a fim de ocultar seu real significado. Os tempos são outros, mas o problema é o mesmo, o envio de mensagens força a tecnologia a utilizar meios de codificar o conteúdo a fim de aumentar a segurança dos usuários.
Apresentaremos neste trabalho no que se baseia a criptografia na tecnologia e na computação.Criptografia

Conceitos
A criptografia representa a transformação de informação inteligível numa forma aparentemente ilegível, a fim de ocultar informação de pessoas não autorizadas, garantindo privacidade.
A palavra criptografia tem origem grega (kriptos = escondido, oculto e grifo = grafia) e define a arte ou ciência de escrever em cifras ou em códigos, utilizandoum conjunto de técnicas que torna uma mensagem incompreensível, chamada comumente de texto cifrado, através de um processo chamado cifragem, permitindo que apenas o destinatário desejado consiga decodificar e ler a mensagem com clareza, no processo inverso, a decifragem.
Há duas maneiras básicas de se criptografar mensagens: através de códigos ou através de cifras. A primeira delas procuraesconder o conteúdo da mensagem através de códigos predefinidos entre as partes envolvidas na troca de mensagens. Imagine o exemplo onde em uma guerra, um batalhão tem duas opções de ação contra o inimigo: atacar pelo lado direito do inimigo ou não atacar. A decisão depende da avaliação de um general posicionado em um local distante da posição de ataque deste batalhão. É combinado que se for enviado umamensagem com a palavra "calhau", o exército deverá atacar pela direita; se for enviada uma mensagem com a palavra "araçagy", não deve haver ataque. Com isso, mesmo que a mensagem caia em mãos inimigas, nada terá significado coerente. O problema deste tipo de solução é que com o uso constante dos códigos, eles são facilmente decifrados. Outro problema é que só é possível o envio de mensagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • Criptografia
  • criptografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!