A teoria social

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
A Teoria Social – Émile Durkheim

Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal, França em 1858. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.

Viveu numa famíliamuito religiosa. Porém, seguiu outro caminho. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento.

Dedicou-se ao mundointelectual, formou-se em Filosofia, em 1882 e trabalhou como professor de pedagogia e ciência social. Nesse momento Émile Durkheim inicia seus estudos sobre sociologia. E é amplamente reconhecido comoum dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele se baseava na questão da relaçãoentre individuo e sociedade, partindo do princípio que o homem seria um animal selvagem que se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicosde seu grupo social para poder conviver no meio deste.
Dessa forma, a sociedade passa a ser superior ao individuo e condiciona suas ações.

Émile Durkheim passa a considerar como objeto deestudo da sociologia o “Fato Social”. Este é caracterizado como toda maneira de agir que exerce sobre o individuo uma coerção. Ou seja, leva os indivíduos a se conformarem com as regras da sociedade eindepende de suas vontades e escolhas. A exemplo, podemos citar o idioma, as leis.
O fato Social se repete em grande parte dos indivíduos, sendo assim geral numa certa sociedade, como as formas dehabitação, de comunicação. Este também é exterior e independente das manifestações individuais, sendo que atua sobre os indivíduos. Seja nos meios que utilizamos para exprimir pensamentos, nas própriasrelações comerciais, nos costumes e outros.

De acordo com Émile Durkheim, "os fatos sociais devem ser tratados como coisas". Para sua análise ele afirma que deve ser feita de forma cientifica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Social
  • Teoria social
  • Teoria social
  • Teorias Sociais
  • Teorias sociais
  • Teoria social
  • Teoria Social
  • Teorias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!