Teoria Social

Páginas: 16 (3989 palavras) Publicado: 13 de junho de 2014
INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a abordar a temática que pretendo desenvolver neste artigo sobre a interação da teoria social com a comunicação alguém certamente poderia objetar, afirmando que a Teoria das Representações Sociais não pertence à teoria social como se conhece tradicionalmente nas Ciências Sociais. A Teoria das Representações Sociais tal como foi desenvolvida por Moscovici (1961) seliga à Psicologia Social. Moscovici atualizou o conceito sobre as representações coletivas elaborado em 1898 por E. Durkheim. O conceito pode não parecer diretamente relacionado com as teorias das Ciências Sociais, como se concebe o pensamento social clássico. Entretanto a sua origem decorre delas, particularmente da Sociologia. O próprio autor reconhece Durkheim como seu antecessor. As noções derepresentações sociais tomadas nesta reflexão partem da Sociologia de Durkheim e seguem pela via da Psicologia Social desenvolvida por Moscovici.

A teoria social oferece um conjunto de possibilidades do ponto de vista teórico-metodológico que pode suscitar a reflexão, e o debate, bem como Versão preliminar de palestra apresentada no IV Interprogramas da inspirar os pesquisadores a enfrentar asnovas questões contemporâneas sem que os fenômenos sejam reduzidos a uma visão simplista. Poderíamos citar inúmeros exemplos de como conceitos cunhados nas Ciências Sociais nortearam as análises e são utilizados até hoje nas Ciências da Comunicação, como é o caso da noção de indústria cultural, elaborado pelos teóricos frankfurtianos. Por outro lado, as interfaces das teorias sociais com o campocomunicacional podem aprofundar outras dimensões dos processos comunicacionais, importantes na produção cultural, e dessa forma colaborar com a constituição de novas teorias sociais.









TEORIA SOCIAIS

Tomo como marco para reflexão a passagem do modo de produção feudal para o capitalista e os problemas que nasceram com a mudança das sociedades agrárias para sociedades industriaise urbanas e as diferentes repercussões que trouxeram essas mudanças no plano econômico, político, social e cultural na sociedade ocidental. Nos séculos XVIII e XIX, contextos em que surgem, proliferam e se fortalecem as teorias sociais, tendo modelo o paradigma da Sociologia, ciência emergente da época, cujos métodos buscavam pesquisar as causas dos fenômenos com a finalidade de explicar ecompreender os fenômenos sociais advindos das transformações, introduzidas pelo novo modo de produção capitalista e o desmoronamento da sociedade feudal. Nessa configuração social, os intelectuais elaboram as teorias sociais explicativas para as novas questões provocadas por essas transformações entre as quais a relação entre a sociedade e a comunicação. Entretanto as questões e os problemas da relaçãoentre a sociedade e a comunicação tornam-se mais visíveis e complexos a partir do século XX, quando os meios de comunicação de massa adquirem no mundo social maior espaço, passando a ocupar uma centralidade na vida social e cultural.

No século XIX, a teoria social clássica estava preocupada com a formação de uma moral única para a sociedade, inspirada no positivismo de Comte, a ciência, atravésdo espírito cientifico, seria a nova religião da humanidade. Assim, a nova moral da sociedade era constituída com base nos princípios da razão humana, objetivos e laicos. Nesse processo, o papel das instituições, principalmente aquelas ligadas à produção do conhecimento e da elaboração das concepções de mundo, possuía um papel fundamental. O próprio marxismo como vertente interpretativa como umtodo, contrapondo a filosofia e a teoria positivista, mas com outros pressupostos, metodologias e categorias analíticas, se constituiu em uma teoria social gerada com intuito de dar visão totalizadora que abarcasse e explicasse os diversos fenômenos que compõem as formas de representar a realidade social.

No século XX, a intensificação da especialização do próprio conhecimento cientifico e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Social
  • Teoria social
  • Teoria social
  • Teorias Sociais
  • Teorias sociais
  • Teoria social
  • Teorias sociais
  • A teoria social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!