a historia dos morangos

Páginas: 35 (8544 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Instituto Educacional São Francisco de Assis.









Química:











São Paulo/2013

Millena Marques, Sabrina Brito, Laura Raissa e Lorrayne.







Química:











São Paulo/2013



Sumário:

A História do Morango 4
Confirmado pela ciência 5
Geografia do Morango 6
Valor nutricional do morango 7
Valor do PH do morango 8
A Historiado Kiwi 9
Características cientificas do Kiwi 10
Curiosidades sobre o Kiwi 12
Geografia do Kiwi 14
Valor nutricional do Kiwi 15
Valor do PH do Kiwi 16
A Historia da Banana 17
Curiosidades sobre a Banana 19
Geografia da Banana 21
Valor nutricional da Banana 23
Valor do PH da Banana 24
A Historia da Maçã 25
Curiosidades sobre a Maçã 29
Valor Nutricional da Maçã 30
Valor do PH da Maçã31
Geografia da Maçã 32
A Historia do Abacaxi 35
Curiosidades sobre o Abacaxi 36
Geografia do Abacaxi 37
Valor do PH do Abacaxi 38
Dinâmica em grupo 39
Bibliografia 40



A História do Morango:

O termo morango deriva do latim “moru”, que significa “amora”. O morango é o fruto de uma planta da família Rosaceae, a mesma das rosas, maçãs, pêras e cerejas. É uma planta nativa das terrastemperadas da Europa, mas que hoje em dia é cultivada com sucesso em grande parte do mundo.
Na era romana, era valorizado por suas propriedades terapêuticas e praticamente servia para todos os tipos de doenças. Começaram a ser cultivados no século XIII. O jardineiro de Luis XIV cultivava morangos em Versalhes. Seu cultivo passou a ser popular no século 18 e mais de 600 espécies foramdesenvolvidas.
Curiosamente, a parte carnosa do morango, a que comemos, não é o fruto mas o resultado do inchaço dos talos da planta. O fruto verdadeiro é a semente amarela que fica incrustada na superfície da parte carnosa."
"Apesar de terem começado a ser cultivados pelos romanos em 200 a.C., os morangos eram raros até o fim do século XVIII, pois sua produção era difícil. O consumo popularizou-se só como surgimento de uma nova espécie, de fácil reprodução e cultivo, na verdade um híbrido: os morangos consumidos actualmente (Fragaria ananassa) surgiram de um cruzamento casual entre duas espécies americanas levadas à região de Brest, na França. Alan Davidson, autor de The Oxford Companion to Food (Oxford University Press, Inglaterra, 1999), informa que essas variedades foram o morango chileno(Chiloensis), nativo do Pacífico no norte e sul da América, e o Virginia (Fragaria virginiana), nativo do leste dos Estados Unidos. A partir do aprimoramento das técnicas de cultivo surgiram inúmeras espécies. Porém, o morango tem uma particularidade. Tecnicamente ele é uma falsa fruta. Botânicamente, aquilo que chamamos de morango não é a fruta, e sim um receptáculo dos frutos. Aqueles grãozinhosminúsculos que revestem sua superfície é que são a verdadeira fruta do gênero Fragaria. Os puristas que nos perdoem. Mas, do ponto de vista gastronómico, isso não faz a menor diferença. Com tantas qualidades, pouco importa se o morango é uma fruta verdadeira ou falsa."
Atualmente, existem mais de 15 variedades de morangueiros. Ele é um vegetal rasteiro, de caule do tipo estolho, produzindo gemasque permitem com que novas plantas, com raízes e folhas, sejam formadas, assexuadamente. No Brasil, sua produção é mais significativa nos meses de junho a dezembro, e requer boa umidificação do solo. Por este motivo, ácaros e pulgões são suas principais pragas.
Desta planta origina-se o morango, cuja parte vermelha, comestível, é, na verdade, o receptáculo floral desenvolvido. Assim, ele é umpseudofruto; sendo os frutos, do tipo aquênio, as estruturas amarronzadas que se encontram incrustadas nele.
O morango é suculento, saboroso, e bastante versátil, tendo a vantagem adicional de ser pouco calórico: 100 gramas possuem aproximadamente 40 calorias. Ele é rico em vitaminas C e B5; fibras, cálcio, ferro e também flavonoides. Assim, é benéfico na prevenção e cura de infecções, cicatrização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Morangos
  • morango
  • morango
  • Morango
  • Morango
  • morango
  • morangos
  • morangos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!