web aula

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
WEBAULA 1
Unidade 2 – ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL¹


Para que o professor seja competente, não basta o domínio de conhecimentos, recursos e algumas técnicas de ensinar, mas ser um profissional autônomo, criativo e que tenha compromisso com as necessidades dos alunos. Dessa forma, deve prever a articulação entre aprendizagem e os cuidados diários, respeitando o ritmo e odesenvolvimento da criança. O planejamento permite uma prática estruturada, pois envolve organização, sendo algo em permanente construção, flexível e composto por um conjunto de ações, voltada aos objetivos educacionais. Um processo contínuo de tomada de decisões, que deve contemplar o educar, o cuidar e o brincar, contribuindo para a autonomia das crianças, o conhecimento do seu corpo, a expressãoartística, a linguagem oral, entre outros. O professor deve ter clareza da importância de planejar o trabalho pedagógico, o qual deve elaborar contemplando os momentos de rotina e os eixos da educação infantil: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
O planejamento, além de contribuir com a programação da rotina, possibilita odesenvolvimento da aprendizagem significativa, o registro das ações desenvolvidas e a avaliação do processo através de momentos a individuais e coletivo. Promove a intencionalidade da ação, atende aos interesses das crianças, a complexidade da proposta e a interação entre os envolvidos, ou seja, professores e alunos.
No início do ano letivo, a escola tem espaço destinado para elaboração do planejamentoescolar, com o acompanhamento da equipe pedagógica. Contudo, percebemos certa descrença do professor em relação aos planos, como podemos observar nos dizeres abaixo que Vasconcellos (2000) extraiu do cotidiano escolar:
O que dizem os professores (1)
O planejamento é uma estruturação inútil. É mera burocracia. Serve apenas para cumprir as exigências burocráticas. É perda de tempo! Não serve paranada, é algo estéril. Para quê planejar, se já vem tudo pronto o que devemos dar? O planejado com muita antecipação é inviável, devido às variações do cotidiano. Na hora de planejar, tudo bem, mas depois.....Planejamento bem elaborado que só permanece no papel. A prática fica a desejar. Falta aplicação no dia-a-dia. Não adianta planejar: são tantos alunos, cada um com seu ritmo e jeito deaprender....
O que dizem os professores (2)
Planejar é se amarrar é perder a liberdade. Escraviza o trabalho do professor; camisa de força. Pode nos podar, acabar com nossa criatividade e as necessidades do aluno e da classe. Há uma cobrança muito grande para cumprir o programa. Eu tenho medo de não cumprir o que planejei. A culpa, como sempre é do professor. Quando é exigido seu cumprimento, sem darimportância se o aluno aprendeu o conteúdo, quando não pode ser refeito, tornando-o inflexível. Não pode ser reformulado quando necessário. O plano vira um fim em si mesmo, não dá liberdade do aluno participar.
Após esta leitura é sua vez de contribuir, acesse o Fórum e faça um comentário em defesa do planejamento, demonstrando sua importância e necessidade.
Os professores apesar deconsiderarem a importância do planejamento colocam uma série de obstáculos em sua realização, percebendo-o apenas como algo burocrático, que é realizado por imposição da equipe pedagógica, como ato de preencher papéis. Contudo, se não houvesse a cobrança, trabalhariam por longo tempo sem realizar planejamento, o que nos leva de maneira geral a acreditar que esta prática está marcada pela descrença dosprofessores. Os professores precisam ser sensibilizados sobre a necessidade de transformação.
Para planejar temos que ter claro o educando que queremos formar e a escola que temos e queremos, ter clareza quanto a nossa concepção de escola e sociedade. Implica em uma tomada de decisão, onde precisamos saber o que pretendemos (objetivos), o que ensinar? (conteúdos), como ensinar? (metodologia), como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • web aula
  • web aula
  • Web-aulas
  • WEB AULA
  • Web aulas
  • WEB AULAS
  • Web aula
  • Web aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!