uma abordagem sobre a educação: reflexao e compreensao

Páginas: 9 (2245 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UMA ABORDAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO BANCARIA: REFLEXAO E COMPREENSÃO




RESUMO
Este artigo busca procura fazer uma abordagem sobre a educação bancaria expressa no livro pedagogia do oprimido escrito pelo pedagogo educador Paulo Freire. Procurando extrair da sua analise uma reflexão sobre o agir do professor que se insere nesse modelo para permitir a pratica de uma educação em sala de aulavoltado para praticas não conscientizadoras modeladoras de educandos passivos dentro de uma sociedade capitalista. Procura ainda fazer uma reflexão para compreender o que é um homem incluso, perpassando uma educação libertadora. Compreender que a concepção e a pratica bancaria imobilista desconhece o homem como ser histórico. enfoca sobretudo os entendimentos do educador sobre como a prática bancariaé danosa para o formato de educação de homens livres da amarras capitalista e dos senso comum.


Palavras-Chaves: Educação Bancaria. Educandor. Educandos



INTRODUÇAO
Este artigo tem como objetivo explicitar a transformação da educação pensada pelo educador e pensador Paulo Freire que se volta para o compromisso com a vida e, sobretudo o modo como o homem através da educação alcança a sualiberdade. Ainda busca discutir a educação bancaria buscando argumentos sobre as possibilidades da existência de vantagens em se receber conhecimentos que é transmitido pelos professores a partir de reflexões filosófica sobre questões da aprendizagem.
Não se pretende fazer uma demonstração do método de alfabetização de Paulo Freire, somente pontuar uma reflexão sobre a educação bancária. Apartir desse contexto percebe-se nos dias de hoje, a busca constantemente de uma educação que tem como papel principal é a de formar cidadãos críticos e pensantes, daí procura-se integrar em nossas práticas, a educação transformadora, delineada por Freire, que permite ao sujeito a organização reflexiva de seu pensamento nos pressupostos caminhos metodológicos e inovadores da educação o que faz com queo aluno seja um ser reflexivo, questionador e critico.
Ao contrario da educação bancaria, neste processo o aluno tem sua produção delimitada, isto é uma aprendizagem de forma mecanizada. Face a isto é que Paulo Freire distingue os dois modelos de educação: (...) a bancária, que serve à dominação: outra: a problematizadora, que serve à libertação. Enquanto a primeira, necessariamente, mantém acontradição educador-educandos, a segunda realiza a superação (FREIRE, 1970, p.68). A partir da expressão “educação bancária” o educador Paulo Freire define-a como sendo:
O educador é o que educa; os educandos, os que são educados; o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem; o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; o educador é o que diz a palavra; os educandos, os queescutam docilmente; o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados; o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos, os que seguem a prescrição; o educador é o que atua; os educandos os que têm a ilusão de que atuam; o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos se acomodam a ele; o educador identifica a autoridade funcional que opõe antagonicamente á liberdadedos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele; o educador, finalmente, é o sujeito do processo; os educandos meros objetos. (FREIRE, 1983, p.68).
Partindo da citação, depreende-se que professor é o detentor de todo conhecimento das verdades e das informações e conteúdos que deverão ser depositadas nos educandos, tidos como receptores que nada sabem, portanto ignorantes frente aodomínio intelectual do educador bancário. Daí o processo de transformação da educação ocorre quando houver a total superação da educação bancária.
SOBRE A EDUCAÇÃO BANCARIA
A partir da expressão “educação bancaria” o educador Paulo Freire define como sendo:
Uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber. Doação que se funda numa manifestação instrumentais da ideologia da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma reflexão sobre a abordagem sistêmica da negociação
  • Reflexão sobre a educação dos filhos
  • Reflexão sobre trabalho e educação
  • Uma reflexão sobre abordagem sistemica na negociação
  • Uma reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação
  • Uma reflexão sobre a abordagem sistemica na negociação
  • Uma reflexao sobre a abordagem siatemica na negociaçao
  • Reflexão sobre a educação para todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!