Freve

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Universidade Salgado de Oliveira
Licenciatura em Educação Física – Antropologia – Clarisse Terra
1º período – Manhã – Campus Niterói






“Frevendo” com o Frevo





Simone Webler



Niterói
2014
Introdução

Cultura Popular define todas as manifestações culturais de um determinado país, estado ou cidade, e se referem a danças, literatura, folclore, arte, festas,gastronomia e músicas. Os principais exemplos de manifestações da cultura popular brasileira são as festas folclóricas, a literatura de cordel, os sambas, o carnaval, a capoeira, os contos e fábulas, festa junina, MPB (Música Popular Brasileira), cantigas de roda e as danças regionais.
As danças folclóricas são expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem duraçãolimitada obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor.
As danças constituem um importante componente cultural da humanidade. E no caso do Brasil, que possui uma cultura tão rica e diversificada, a gama de modalidades são enormes, e muito importantes para a cultura brasileira. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura deuma determinada região. 
Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.
Constitui numa forma dedesenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo.
No Brasil, as danças folclóricas sofreram influências das tradições dos estados, dos povos africanos e europeus.Dessa forma, dependendo do estado, as danças podem ser mais influenciadas pelos africanos, indígenas ou europeus. Além disso, a Igreja Católica também ajudou no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das principais características das danças folclóricas do país são as músicas simples e os personagens chamativos.
Neste trabalho a dança folclórica a ser desenvolvida será oFrevo, original de Pernambuco, que agita o carnaval de Recife e Olinda. O apontamento histórico ajudará a entender como nasceu sua dança e sua música e ainda como se entendia a sociedade da época.
O Frevo e sua história
Criado no Recife o frevo é uma expressão artística do fim do século XIX e início do século XX e que se desenvolveu no âmbito da dança, da música e dos clubes carnavalescosatravés de trocas artísticas e embates culturais. Seu processo de consolidação se deu junto à emergência de uma nova classe social advinda do fim do sistema escravista.
No início do século XX, o termo frevo, publicado pela primeira vez em 1907, representava o fenômeno social que ocupava as ruas do Recife, quando do desfile das bandas militares e ensaios de clubes carnavalescos. Era o fervedouro degente, que seguia as bandas musicais, se espremendo pelas ruas estreitas do centro da cidade, se movimentando de forma violenta e ao mesmo tempo contagiante. Eram normalmente homens de classe média, operários urbanos, remediados e pobres, os legítimos representantes da “canalha das ruas”: capoeiras, brabos, negras de ganho, prostitutas, antigos escravos, moleques desocupados e toda uma corja de genteconsiderada, naquela época, perigosa.
O surgimento do frevo está diretamente relacionado com a nova fase do tecido urbano do Recife. O fim do sistema escravista, a proclamação da república, a ocupação da cidade pela população do interior à procura de trabalho constituem a massa urbana não conhecida até então. As ruas e os espaços públicos foram tomados pelo povo e toda a cidade se deparou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!