O mundo hoje

Páginas: 2 (499 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Brasil Embrutecido, de Jânio Freitas

Um homem espera, sozinho, o ônibus que o levará para casa. Dois carros param diante dele. Os homens que descem o massacram furiosamente com barras de ferro.Até reduzi-lo a um monturo de sangue e carne sem vida. Entram nos carros e vão embora.
A fúria assassina desses agressores está abaixo da mais primitiva desumanidade. Mais uma briga de torcida, comodisse a notícia? “Torcedores do São Paulo agrediram um torcedor do Santos, que morreu.” Nem como hipótese.
Estamos, no Brasil, em um agravamento da brutalidade que não cabe mais nos largos limites doclassificável como violência urbana. E não basta dizer que nada é feito contra tal processo. O que se passa, de fato, é que nem sequer o notamos. Convive-se com o agravamento como uma contingênciaincômoda, em seus momentos mais gritantes, mas natural, meras desordens da desigualdade social.
Nada a ver com a perversa desigualdade social. O homem massacrado por vestir a camisa do Santos eraportador da desigualdade como o são os monstros que vestiam a camisa do São Paulo. Os bandos criminosos que voltaram a digladiar-se em algumas favelas do Rio formaram-se e vivem nas mesmas misérias dadesigualdade social.
O agravamento da brutalidade no Brasil é um processo em si mesmo. E não está só nos territórios da pobreza. A própria incapacidade de percebê-lo é um sintoma do embrutecimento semdistinções sociais, econômicas e culturais. Outros sintomas poderiam ser notados – na deseducação, no rebaixamento individual e coletivo dos costumes, em muito do que os meios de comunicação tomamcomo modernidade, na política. Até onde a elevação do trato entre suas excelências parecia inexaurível – no Supremo.
Um homem espera um ônibus que o levará para casa. Onde nunca mais chegará. E onde oesperavam um filho de meses e a mulher. Mais uma banal tragédia para duas pessoas, às vezes são quatro, podem ser sete nas casas dos Amarildos? Sem interesse político para explorá-lo, será só isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mundo de hoje
  • o mundo de hoje
  • O mundo de hoje
  • O MUNDO HOJE
  • o mundo de hoje
  • o mundo de hoje
  • O mundo de hoje
  • O mundo árabe hoje

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!