Um filme falado retratando a sabedoria das palavras

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
um filme falado retratando a sabedoria das palavras


O filme descreve um cruzeiro marítimo de Rosa Maria (Leonor Silveira) e sua filha, a menina Maria Joana (Filipa de Almeida), por cidades do mar mediterrâneo. Além de ser mãe, a Rosa também é uma historiadora. É o que possibilita também uma espectadora. Aprenda através dos lugares históricos por que passam as personagens. Além disso,surgem várias perguntas curiosas da menina Joana que são daqueles que nos esquecemos de nos fazer mais vezes: o que são lendas? O que é mito? O que é contemporâneo? E o filme traz diferentes línguas, se compreendendo, mesmo com conflitos ideológicos e visões de mundos bem distintos, no qual a professora faz parte e a menina rouba a cena como renovação de vida, ela obtém todas as atenções. Porém, em ummundo em franca decadência, de políticas autoritárias, de dificuldades de comunicação, desarmonia religiosa e terrorismo. Portanto, o cineasta português realizou uma grande obra envolvente de ritmo lento, mas veemente em suas implicações históricas. Que culmina num final desolador, impactante, lembrando que as comunicações que se conecta com as diferenças construções culturais, políticas,religiosas, e que parece ser desrespeitada,corroída, gasta, no qual a história se empalidece equivocada em sua autoridade e vitima da imoderação daqueles que se a depreciam. Com a sociedade da informação, comunicação, mediatizada, mídia e sociedade do conhecimento. Vamos abordar um novo individuo social apartir da mediação e linguagem.




Rosa Maria, uma jovem professora de história, em umauniversidade portuguesa, parte com sua filha Maria Joana viajam para o cruzeiro que atravessa o mediterrâneo e se dirigem a Bombaim, na índia, onde se reunirão com seu esposo. Através das diversas cidades onde o cruzeiro pára rosa Maria pela primeira vez vai conhecer os lugares de que falava nas suas aulas, mas que nunca havia visitado. Por isso, a viagem por Ceuta, Marselha, as ruínas de Pompéia,Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul, é também uma viagem de civilização mediterrânea.


E uma evocação de tudo o que de decisivo marcou a nossa cultura ocidental. Mas nesse cruzeiro, ela também conheceu três mulheres que muito impressionaram: era uma francesa, empresaria de renome; uma italiana, antiga modelo famosa; e uma grega, atriz e professora; e, sobretudo o comandante do navio,que era um americano de origem polaca. O caminho foi bem cansativo até um porto no golfo Pérsico. Pudemos constatar que no navio havia várias pessoas cultas e sucedidas. O filme falado retrata várias línguas. Porque cada uma das línguas representa um contributo dado para a evolução da civilização ocidental desde os seus primórdios, o que é afinal, um modo sub-reptico de tocar o fundamental destefilme falado.


O recurso tambem é uma forma de nos tentar a provocar e transmitir algo sobre a defesa da visao europeia do mundo. Que simbolizam o desaparecimento no passado das glórias de um Portugal imperial. Muitos podem até enxergar na cena a saudade dos antigos navegadores portugueses. Aqueles que mais do que descobrir terras distantes, abriram varios caminhos para os massacres de quemnelas vivia pelos recursos. Outro aspecto importante do filme é sobre a recuperação da ideia da viagem como momento de conhecer pessoas novas e outras tradições e não apenas ruínas, monumentos e curiosidades.


O fato dela ser uma excelente historiadora permite a Rosa Maria passear e conhecer vários lugares turísticos sem precisar integrar as pessoas turistas levados por seus guias tagarelas.Mais uma vantagem da professora é o seu dominio da lingua inglesa e da francesa . isso lhe dá a chance de saber o que ignora com pessoas normais. O diálogo é inteligente e delicado, já que é dominada por mulheres cultas e europeias. O momento que nos interessa é quando a Rosa Maria e sua filha se juntam ao grupo, convidadas pelo capitão.

Desta vez, as mulheres admitem não dominar bem a lingua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filme falado
  • Um filme falado
  • O filme falado
  • Um filme falado resumo
  • Sintese refexiva do filme falado
  • Produção textual sobre um filme falado
  • filme as mil palavras
  • A FOR A DA PALAVRA NO FILME O CARTEIRO E O POETA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!