uhyawr

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Algumas dores de cabeça podem ser muito fortes e recorrentes, levando o paciente a achar que há algo de grave no seu cérebro. Tumores cerebrais e aneurismas costumam ser os maiores temores de quem se vê acometido por uma intensa cefaleia. Não é incomum recebermos pessoas apavoradas, querendo que o médico solicite uma tomografia computadorizada de crânio, quando, na verdade, a sua dor trata-seapenas de uma cefaleia simples, facilmente diagnosticada clinicamente.

Apesar de muito comum, as pessoas sabem muito pouco sobre as cefaleias e pensam que todas são iguais. Na verdade, existem várias causas para dor de cabeça. A grande maioria é benigna e 90% são causadas por uma dessas 3 síndromes:

– Enxaqueca (migrânea).
– Cefaléia tensional.
– Cefaléia em salvas.

Entre as causas gravesde dor de cabeça, que correspondem a menos de 10% dos casos, destacam-se:

– Tumores cerebrais (leia: SINTOMAS DE TUMOR CEREBRAL).
– Aneurismas (leia: ANEURISMA CEREBRAL | Sintomas e tratamento).
– AVC hemorrágico (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).
– Arterite temporal.
– Trombose venosa cerebral.
– Meningite (leia: MENINGITE | Sintomas e transmissão).

Porém, existem ainda váriasoutras causas não graves para dor de cabeça, entre elas:

– Sinusite (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento).
– Problemas de coluna.
– Uso abusivo de analgésicos.
– Herpes zoster.
– Neuralgia do trigêmeo.
– Cefaleia pós-trauma.

Ao contrário do que se imagina, problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo não são causas comuns de cefaleia. Também não há uma associaçãodireta entre cefaleia crônica e problemas no fígado.

Como já referido, 90% das cefaleias benignas se enquadram em uma das 3 grandes síndromes que serão explicadas a seguir.

1) ENXAQUECA (MIGRÂNEA)

Ao contrário do que muita gente pensa, enxaqueca não é o termo usado para descrever qualquer dor de cabeça muito forte. Enxaqueca é um tipo específico de cefaleia, que habitualmente cursa com doresde cabeça muito intensas.

Dor de cabeça - enxaqueca
Enxaqueca
A enxaqueca caracteriza-se por ser uma dor de cabeça unilateral (70% dos casos), pulsátil e de início gradual, que costuma ir se agravando até atingir grande intensidade. A enxaqueca piora com luz forte e barulho, e pode vir acompanhada de náuseas, vômitos ou tonturas. As dores normalmente pioram à movimentação de cabeça e aoesforço físico. Também é comum a hipersensibilidade do couro cabeludo, causando dor com uma simples escovação dos cabelos. As crises podem durar de 4h até 72h.

A enxaqueca é 3 vezes mais comum em mulheres, ocorre principalmente entre os 20 e 40 anos e costuma ser hereditário. Pessoas obesas apresentam maior incidência. As crises podem ser tão frequentes a ponto de aparecerem mais de 4 vezes pormês.

20% dos pacientes apresentam um sintoma que é característico da enxaqueca, chamado de aura. São sinais neurológicos que precedem o início da dor. Tipicamente são pontos brilhantes ou raios luminosos na vista e formigamento em alguma região do corpo que ocorrem antes do início da cefaleia. Às vezes, a aura pode apresentar sintomas como fraqueza muscular, perda parcial da visão e alterações nafala que assustam muito os pacientes por lembrarem um AVC. A diferença está no fato das auras durarem em média apenas 20 minutos e normalmente desaparecerem espontaneamente após o início da dor. Eventualmente alguns sintomas de fraqueza podem demorar mais tempo para desaparecer.

Existem vários subtipos de enxaqueca, mais raros, que podem causar sintomas neurológicos que não se enquadram nadefinição de aura. São sinais e sintomas muito parecidos com os de um AVC. Muitas vezes só o neurologista consegue diferenciá-los.

A síndrome dos vômitos cíclicos é um quadro raro que ocorre normalmente em pessoas com enxaqueca e se caracteriza por episódios repetidos (3-4x por ano) de crises de vômitos que podem durar de 3 a 6 dias. Às vezes é necessário internar os doentes para controle do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!